São João do Arraial realiza “Avaliação de Fluência em Leitura” em escolas municipais

Publicado em 31/08/2021 - 17h29

A Prefeitura de São João do Arraial, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou a Avaliação de Fluência em Leitura para todos os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

A aplicação faz parte do programa estadual PRO Alfabetização, e tem como objetivo acompanhar o nível de alfabetização do aluno na idade certa. Ela é realizada a partir da leitura de trechos de textos, com o estudante acompanhado de um professor, que grava o processo através do celular.

“Com a pandemia, tivemos que adaptar as aulas para que não fossem interrompidas. Nesse retorno, é importante acompanhar a evolução do aluno nessa fase do ensino, com os primeiros passos para a leitura. A partir da avaliação, vamos direcionar cada caso para que nenhum aluno tenha sido prejudicado”, pontua a prefeita Vilma Lima.

O sistema avalia alguns critérios da leitura do aluno, como a fluidez e interpretação do texto lido. Através dessa análise, os professores fazem o acompanhamento individualizado para o aprimoramento da leitura dos alunos.

“Essa ação fortalece nossas ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, com o acompanhamento detalhado do rendimento do aluno nas primeiras séries. O professor ganha mais uma importante ferramenta para auxiliar os alunos”, destaca a secretária municipal de Educação, Rosinha Lima.