Prefeitura de São João do Arraial adere ao programa Saúde com Agente

Publicado em 12/05/2021 - 11h42

A prefeita Vilma Lima assinou, nessa segunda-feira (10), a adesão do município de São João do Arraial ao programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Consasems). O programa Saúde com Agente é uma iniciativa que tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária para a população, por meio da qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

A secretária de Saúde de São João do Arraial, Alcioneide Lopes, destaca os benefícios do programa no aprimoramento técnico dos agentes. “Graças ao SUS, os agentes estão na casa das pessoas, fazendo o trabalho de acompanhamento da saúde. São procedimentos importantes, que com ação preventiva e rápida, poderão salvar vidas”, frisa a secretária.

Por meio do programa, os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias serão capacitados em procedimentos que agora passam a fazer parte da rotina e funções da categoria, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.

Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros. A coleta de dados obedecerá a sequência dos ciclos de vida, que contemplam o acompanhamento de indicadores desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e idosos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho – e também na modalidade de ensino à distância (EAD). “O agente é um profissional fundamental para as ações de saúde, com contato direto ao cidadão. Capacitá-los é a melhor forma de reconhecer o papel deles, além de fortalecer o trabalho de prevenção de doenças”, finaliza a prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima.

Com informações: CONASEMS