Garantia-Safra de 28 municípios do Piauí será pago agora em outubro

Publicado em 21/10/2019 - 07h48

Após pressão de vereadores e prefeitos de várias cidades do interior do Piauí, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco Limma (PT), anunciou uma boa notícia: agricultores familiares de 24 municípios vão receber os benefícios do seguro Garantia-Safra 2017/2018 agora em outubro, conforme calendário da Caixa Econômica Federal.

Limma explica que a autorização da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento e Abastecimento foi publicada na manhã de quinta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU).

O superintendente de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Francisco das Chagas Ribeiro, ressalta que o Governo do Piauí, embora em uma situação financeira complexa, tem se esforçado para manter em dia esse pagamento. “Mesmo em função da crise e ajustes fiscais pela qual o estado passa, conseguiu-se atualizar as cotas do Garantia-Safra, permitindo assim que os trabalhadores prejudicados com os efeitos da seca possam usufruir do direito adquirido e receber recursos que irão amenizar a situação”.

Esta é mais uma ação do governo, acrescenta o superintendente, para amenizar os efeitos das mudanças climáticas no campo e que contou com a Secretaria de Estado da Fazenda que, por meio da orientação do governador Wellington Dias, com apoio da SAF, regularizou as contas para permitir que as famílias sejam beneficiadas com o pagamento do seguro.

Garantia Safra
É uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Fonte: SAF