Em live, prefeita Vilma Lima destaca ações da Prefeitura de São João do Arraial no combate ao coronavírus

Publicado em 12/05/2020 - 11h07

Durante reunião por videoconferência com gestores municipais da região dos Cocais, nessa segunda-feira (11), a prefeita Vilma Lima apresentou as ações desenvolvidas pela Prefeitura para o combate à pandemia do coronavírus em São João do Arraial. A live foi realizada e transmitida pelo deputado estadual Francisco Limma, e contou ainda com a participação do prefeito de Barras, Carlos Monte; de Vilma Amorim, prefeita de Esperantina; além da diretora do Hospital Regional Chagas Rodrigues de Piripiri, Nádia Costa; e do diretor do Hospital Estadual Dr Júlio Hartam em Esperantina, Luis Carlos.

Vilma Lima pontuou que as medidas de enfrentamento ao coronavírus em São João do Arraial iniciaram antes mesmo dos decretos estaduais, a exemplo dos carros de som nas ruas alertando a população sobre o vírus e reorganização das equipes de saúde para o atendimento de urgência e emergência.

“Nossa primeira providência foi colocar a informação na rua, explicando a gravidade da pandemia e a necessidade do isolamento social. Em seguida, trabalhamos o atendimento de saúde, mudando as equipes e suas sistemáticas de trabalho, saindo do preventivo para o atendimento de urgência e emergência”, comentou a prefeita Vilma Lima.

Ainda em sua participação, a gestora explicou que a adequação da cidade para o combate ao vírus aconteceu de forma rápida, graças às reuniões frequentes com os secretários e comerciantes, além da adoção do uso de máscaras doadas pela Prefeitura.

“Diante das dificuldades, nós aproveitamos a produção das costureiras que confeccionam as máscaras que são distribuídas diariamente. Também organizamos videoconferências com os secretários e comerciantes locais, sobre os alertas para evitar contaminação”, explicou.

Nas entradas e saídas de São João do Arraial, foram instaladas barreiras de controle do tráfego. “Precisamos estar atentos às barreiras, locais onde podemos informar e controlar o fluxo, alertando sobre a necessidade de ficar em casa, pois o risco de infecção é muito grande”, comentou.

Ao finalizar, Vilma Lima enfatizou que o combate ao novo coronavírus será uma ação contínua e de responsabilidade compartilhada. “Meu sentimento é de apelo para a compreensão e a responsabilidade de todos. Só venceremos essa doença com a consciência de que o isolamento social é imprescindível para nossa saúde e vitória contra a Covid-19”, finalizou.