Dia “D” de vacinação contra o Sarampo em São João do Arraial, será no próximo sábado (26)

Publicado em 22/10/2019 - 18h51

A prefeitura de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo sábado (26), o “Dia D” da vacinação contra o Sarampo. As doses são destinadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não tenham tomados as duas doses da vacina.

Os pais e responsáveis deverão comparecer a Unidade Básica Avançada de Saúde de São João do Arraial munidos da caderneta de vacinação no horário de 08 as 17h00.

Neste momento, o público-alvo é de crianças de seis meses até menores de 5 anos. Depois será aberta a vacinação para o segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos, e que não está com a caderneta de imunização em dia. Para esse grupo, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro.

Todas as pessoas menores de 30 anos devem ter duas doses na caderneta de vacina, essas não precisam se vacinar novamente. A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves e óbito. A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar.

Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo. A sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas.
A Campanha é uma intensificação para interromper a circulação do vírus do sarampo no País.