Covid-19: Prefeitura de São João do Arraial instala barreiras sanitárias para orientar a população

Publicado em 05/05/2020 - 16h31

Como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São João do Arraial, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou uma barreira sanitária na entrada da cidade. Por meio da ação, os profissionais de combate às endemias inspecionam os condutores que chegam ao município e dão orientações sobre o combate ao vírus.

Na abordagem inicial, os profissionais avaliam os possíveis sintomas da covid-19 e informam sobre a importância do isolamento voluntário por 14 dias.

Para Alcioneide Lopes, secretária municipal de Saúde, as próprias pessoas que chegam a São João do Arraial notificam a secretaria, que inicia o acompanhamento. “Durante a visita, os agentes detalham informações completas, como local de partida e avaliação da existência dos sintomas. Ao final, é coletada assinatura de termo de compromisso para isolamento voluntário e monitoramento de 14 dias. Com esses dados em mãos, funcionários da Secretaria se comunicam diariamente com a pessoa durante o período de isolamento”, explica Alcioneide.

Segundo Vilma Lima, prefeita de São João do Arraial, esta medida traz mais segurança para o indivíduo, para a família e toda a cidade. “A partir do momento que a pessoa tem consciência do quanto esta ação é importante, o contato vai ser muito proveitoso, garantindo uma assistência completa. Assim, o monitoramento se torna mais uma medida efetiva de combate ao coronavírus em nossa cidade”, frisa Vilma Lima.

A Prefeitura disponibiliza dois canais para esclarecimento de dúvidas, denúncias referentes ao isolamento e demais orientações:

Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS) – (86) 98130 8175

UBS Liberdade – (86) 98150 8425.