13 / 02 / 2017

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação surpreendeu a população de São João do Arraial durante a última sexta-feira (10) com um convite a leitura, realizado diretamente na Praça de São João Batista, no centro de São João do Arraial. Trata-se do Programa “MINHA CIDADE LER”, idealizado pela secretária de Educação Rosinha Lima e sua equipe. 
 
Na prática o projeto tem por objetivo oferecer a população em geral e de maneira especial aos jovens e crianças o contato mais direto com o universo literário, através de leituras ao ar livre e promoção do lazer através dos livros e da leitura. 
 
Durante todo o dia a Praça de São João foi tomada por cordéis com dezenas de títulos de livros infantis, didáticos, paradidáticos, revistas e publicações diversas.  A ação atraindo a atenção dos que por ali passavam atraindo curiosos, que inclusive, pararam para ver e até ler algumas das publicações disponíveis.
A ação foi realiza durante todo o dia (10) na Praça de São João Batista e nas dependências da antiga igrejinha de São João, que hoje, é utilizada como apoia aos grupos apostólicos da igreja e grupos culturais que utilizam o espaço para ensaios.
 
Rosinha Lima, destaca que o programa “Minha Cidade Ler” será instalado na Praça de São João Batista no mínimo uma vez por mês, com a disponibilização de dezenas de livros, revista e publicações diretamente para a população.  “Além dos livros, o espaço também será palco de manifestações culturais para diversos públicos”. Finaliza a secretária.
 
DIA “D” do EJA
 
Na mesma ocasião também foram realizadas matriculas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o “DIA D” do EJA. Os interessados puderam realizar suas matrículas no próprio local, independentemente de onde irão estudar. A prefeita Vilma Lima e a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC, Conceição Andrade, prestigiaram o evento.
Segunda a coordenadora do EJA em São João do Arraial, a professora Joana Daura, além das matrículas realizados no dia “D”, também serão feitas nos próximos dias campanhas de visitas casa a casa na zona rural e zona urbana, com o objetivo de identificar alunos de perfil mais vulnerável, como os que moram na zona rural, as mães de família e trabalhadores que não possuem tanto tempo disponíveis e querem estudar. 
Joana Daura informa ainda, que, estão sendo ofertadas vagas para o Ensino Fundamental e Médio. Para realizar a matrícula, o interessado terá que ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF), comprovantes de residência e histórico escolar. Na ausência do último, será realizada uma avaliação diagnóstica.

13 / 02 / 2017

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João do Arraial, realizou na manhã desta sexta-feira (10), a solenidade de posse da sua nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Administração. A solenidade aconteceu no Espaço Cultural da Cidadania do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com a presença diversas autoridades locais e regionais e inúmeras pessoas e/ou representantes de pessoas com necessidades especiais.
 
Entres as autoridades presentes, destacam-se a prefeita municipal Vilma Lima (PT), dos secretários municipais; da Saúde, Alcioneide Lopes; da Agricultura, Miguelzinho Rodrigues; da Educação, Rosinha Lima; da Assistência Social, Erinaldo Carvalho; a vereadora Socorro Barbosa, Celia Carvalho, Diretora Administrativa da APAE de Esperantina. Também estiveram presentes os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações e diversos 
A solenidade teve início com a fala do presidente a APAE, Francisco Paulo, agradecendo as presenças das autoridades e da comunidade presente, exaltando a parceria com a prefeitura municipal e suas diversas secretarias. O presidente destaca que a parceria já rendeu a APAE, uma sede equipada com moveis, equipamentos e uma sala de aula anexa da E. M. Rosa Barbosa.
 
Em sua fala a secretaria de educação, Rosinha Lima, relata que a APAE é um sonho antigo da população de São João do Arraial e exaltando parceria com a secretaria de educação por meio de uma sala de aula, e com as demais secretarias municipais. 
 
Na ocasião foram entregues dois kits com cadeira de rodas e cadeiras de banho para os seguintes portadores de necessidades especiais: Francisco Franklin Meneses Freitas e Maria Irene Alves Magalhaes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e carteiras de Passe Livre Intermunicipais para Rosa Oliveira da Silva e Maria do Carmo Oliveira em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A nova Diretoria da APAE de São João do Arraial é composta pelos seguintes membros: Presidente: Antonio de Lima Nascimento; Vice-presidente: Francisco Antonio do Nascimento; 1 Tesoureiro: Francisco Helidomar Santos; 2 Tesoureiro: Rosa Maria de Lima; 1 Secretario: Maria Deise Meneses da Rocha; 2 Secretario: Marinalva Morais Mesquita. Conselho Fiscal: Joelson Rodrigues de Oliveira, Esperança Alves do Nascimento, Francisco da Chagas Costa; Suplentes - Francisco das Chagas de Oliveira Santos, Iranilson Cunha Pinto - Marcio Cardoso dos Santos: Conselho de Administração: Maria do Socorro Melo Lima, Maria do Socorro Oliveira Arruda, Maria de Lourdes M Carvalho, Antonio de Sousa Lima, Antônia Meneses da Rocha e Gabriel da Silva Costa.

10 / 02 / 2017

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou na manhã da última sexta-feira (03), uma reunião com proprietários rurais, técnicos do EMATER, técnicos do município para prestar esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que será realizado em todas as propriedades rurais do município até o mês de maio 2017.
 
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.
 
Entre as autoridades presentes destacam-se a prefeita municipal Vilma Lima (PT), o secretário de agricultura e Meio Ambiente, Miguelzinho Rodrigues, o Vereador Erismar Nunes, representando o presidente da câmara municipal, Jurandir Pontes, o vice-presidente de STTR, Ronaldo Araújo, o técnico do EMATER Carlos Magno, o represente da EFA COCAIS, João Silvestre e vários proprietários de imóveis rurais de São João do Arraial.
 
Diante da necessidade eminente do cadastro, a prefeita Vilma Lima deu determinação expressas ao secretário de agricultura Miguelzinho Rodrigues para a contratação e capacitação e três técnicos agrícolas locais para proceder com o cadastro de todos os imóveis rurais do município. Com isso a Prefeitura de São João do Arraial destaca-se entre as demais prefeituras piauienses e torna-se a única a assumir diretamente a missão de fazer o CAR. 
 
O secretário Miguelzinho Rodrigues faz um agradecimento aos proprietários que compareceram ao primeiro chamamento para o cadastramento. Ele destaca a importância do CAR, explicando que tratar-se de um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
 
Correição:
 
Miguelzinho aproveitou a presença da prefeita na reunião e pediu ajuda para retomar os trabalhos de correição na cidade de São João do Arraial. “É bom e bonito ter uma cidade limpa e organizada, sem a presença de animas, mas para isso, precisamos da compreensão e principalmente da ajuda os cidadãos de São João do Arraial”. Finaliza Miguelzinho.