17 / 02 / 2017

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial vem a público externar o pesar e a profunda tristeza pela morte do senhor Domingos Marques de Lima, ou simplesmente, DOMINGOS MARQUES, ocorrida na última quinta-feira (16) na cidade de Parnaíba.
 
Domingos Marques sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), e estava internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, na Cidade de Parnaíba, onde morreu no final na manhã desta quinta-feira (16).
 
A prefeita Municipal Vilma Lima (PT) decretou Luto Oficial de 02 (dois) dias e em nome da esposa, a senhora Rita Lima, dos filhos, dos familiares e dos amigos.
 

13 / 02 / 2017

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação surpreendeu a população de São João do Arraial durante a última sexta-feira (10) com um convite a leitura, realizado diretamente na Praça de São João Batista, no centro de São João do Arraial. Trata-se do Programa “MINHA CIDADE LER”, idealizado pela secretária de Educação Rosinha Lima e sua equipe. 
 
Na prática o projeto tem por objetivo oferecer a população em geral e de maneira especial aos jovens e crianças o contato mais direto com o universo literário, através de leituras ao ar livre e promoção do lazer através dos livros e da leitura. 
 
Durante todo o dia a Praça de São João foi tomada por cordéis com dezenas de títulos de livros infantis, didáticos, paradidáticos, revistas e publicações diversas.  A ação atraindo a atenção dos que por ali passavam atraindo curiosos, que inclusive, pararam para ver e até ler algumas das publicações disponíveis.
A ação foi realiza durante todo o dia (10) na Praça de São João Batista e nas dependências da antiga igrejinha de São João, que hoje, é utilizada como apoia aos grupos apostólicos da igreja e grupos culturais que utilizam o espaço para ensaios.
 
Rosinha Lima, destaca que o programa “Minha Cidade Ler” será instalado na Praça de São João Batista no mínimo uma vez por mês, com a disponibilização de dezenas de livros, revista e publicações diretamente para a população.  “Além dos livros, o espaço também será palco de manifestações culturais para diversos públicos”. Finaliza a secretária.
 
DIA “D” do EJA
 
Na mesma ocasião também foram realizadas matriculas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o “DIA D” do EJA. Os interessados puderam realizar suas matrículas no próprio local, independentemente de onde irão estudar. A prefeita Vilma Lima e a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC, Conceição Andrade, prestigiaram o evento.
Segunda a coordenadora do EJA em São João do Arraial, a professora Joana Daura, além das matrículas realizados no dia “D”, também serão feitas nos próximos dias campanhas de visitas casa a casa na zona rural e zona urbana, com o objetivo de identificar alunos de perfil mais vulnerável, como os que moram na zona rural, as mães de família e trabalhadores que não possuem tanto tempo disponíveis e querem estudar. 
Joana Daura informa ainda, que, estão sendo ofertadas vagas para o Ensino Fundamental e Médio. Para realizar a matrícula, o interessado terá que ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF), comprovantes de residência e histórico escolar. Na ausência do último, será realizada uma avaliação diagnóstica.

13 / 02 / 2017

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João do Arraial, realizou na manhã desta sexta-feira (10), a solenidade de posse da sua nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Administração. A solenidade aconteceu no Espaço Cultural da Cidadania do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com a presença diversas autoridades locais e regionais e inúmeras pessoas e/ou representantes de pessoas com necessidades especiais.
 
Entres as autoridades presentes, destacam-se a prefeita municipal Vilma Lima (PT), dos secretários municipais; da Saúde, Alcioneide Lopes; da Agricultura, Miguelzinho Rodrigues; da Educação, Rosinha Lima; da Assistência Social, Erinaldo Carvalho; a vereadora Socorro Barbosa, Celia Carvalho, Diretora Administrativa da APAE de Esperantina. Também estiveram presentes os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações e diversos 
A solenidade teve início com a fala do presidente a APAE, Francisco Paulo, agradecendo as presenças das autoridades e da comunidade presente, exaltando a parceria com a prefeitura municipal e suas diversas secretarias. O presidente destaca que a parceria já rendeu a APAE, uma sede equipada com moveis, equipamentos e uma sala de aula anexa da E. M. Rosa Barbosa.
 
Em sua fala a secretaria de educação, Rosinha Lima, relata que a APAE é um sonho antigo da população de São João do Arraial e exaltando parceria com a secretaria de educação por meio de uma sala de aula, e com as demais secretarias municipais. 
 
Na ocasião foram entregues dois kits com cadeira de rodas e cadeiras de banho para os seguintes portadores de necessidades especiais: Francisco Franklin Meneses Freitas e Maria Irene Alves Magalhaes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e carteiras de Passe Livre Intermunicipais para Rosa Oliveira da Silva e Maria do Carmo Oliveira em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A nova Diretoria da APAE de São João do Arraial é composta pelos seguintes membros: Presidente: Antonio de Lima Nascimento; Vice-presidente: Francisco Antonio do Nascimento; 1 Tesoureiro: Francisco Helidomar Santos; 2 Tesoureiro: Rosa Maria de Lima; 1 Secretario: Maria Deise Meneses da Rocha; 2 Secretario: Marinalva Morais Mesquita. Conselho Fiscal: Joelson Rodrigues de Oliveira, Esperança Alves do Nascimento, Francisco da Chagas Costa; Suplentes - Francisco das Chagas de Oliveira Santos, Iranilson Cunha Pinto - Marcio Cardoso dos Santos: Conselho de Administração: Maria do Socorro Melo Lima, Maria do Socorro Oliveira Arruda, Maria de Lourdes M Carvalho, Antonio de Sousa Lima, Antônia Meneses da Rocha e Gabriel da Silva Costa.