26 / 03 / 2019

Pluviômetros instalados na secretaria municipal de agricultura da cidade de São João do Arraial marcaram 190mm de precipitação durante a noite de da última quarta-feira (20). Significa dizer, que caíram 190 litros de água da chuva em cada metro quadrado de chão. A média anual de precipitações para a Região dos Cocais é de carca de 1100mm.
 
Prefeita Vilma Lima ordenou a criação de uma força tarefa coordenada pelo Secretário de Agricultura Miguelzinho Rodrigues, para fazer um levantamento do prejuízos consequentes do temporal que atingiu a região. O secretário relata que, felizmente não houve vítimas humanas fatais e que, os dados até o momento relatam apenas o rompimentos de cerca de 17 açudes e barragens públicos e privados na zona rural do município.
 
Preocupada, a prefeita tirou um dia campo para acompanhar pessoalmente o trabalhos dos técnicos da secretaria de agricultura e do EMATER. A prefeita percorreu todas as regiões atingidas, conversou com as pessoas, se comprometeu buscar ajudar sobretudo as pessoas que tiveram maiores prejuízos estruturais com seus açudes e/ou barragens.
 
Além dos açudes e barragens que estouraram, vários quilômetros de estradas vicinais também foram seriamente danificados em decorrências das enxurradas. Alguns trechos encontram-se intrafegáveis, esburacadas ou com poças d´água, fator que dificulta bastante o trafego de veículos. A prefeita estuda decretar estado de emergência nos próximos dias.
 
Até o momento foram contabilizados 17 açudes e/ou barragens rompidos, deixando um rastro de grandes prejuízo aos produtores de peixes, alguns com perdas de produtos e estruturas que somam mais de 100 mil reais. Os produtores literalmente viram seus esforços de anos, descendo por água abaixo. A maior parte dos pescados seriam comercializados durante o período da Pascoa e Semana Santa. Felizmente não houve vítimas humanas fatais.
 
Confira algumas imagens: 
 

26 / 03 / 2019

A prefeita Vilma Lima (PT) do município de São João Arraial, cumpriu agenda administrativa na manhã desta segunda-feira (25) com prefeitos da diretoria da Associação Piauiense de Municípios (APPM) na cidade de Demerval Lobão, 34km ao sul da capital Teresina.
A pauta do encontro incluiu propostas de reorganização interna da instituição além de um apanhado das ações desenvolvidas pela atual direção no últimos 90 dias. Outra pauta bastante discutida foi a organização da “Marcha do Prefeitos”, que será realizada de 08 a 11 de abril, em Brasília. 
 
Participaram do encontro o presidente da entidade municipalista e prefeito de Água Branca, Jonas Moura; Milton Brandão, Casa Grande; Caraúbas do Piauí, Caburé; Campo Maior, prof. Ribinha; Padre Marcos, Valdinar Pereira; Batalha, João Messias; Murici dos Portelas, Ricardo Sales; Valença do Piauí, Ceiça Dias; São João do Arraial, Vilma Lima; Marcolândia, Chico Pitú; além do prefeito anfitrião, Júnior Carvalho, de Demerval Lobão.

26 / 03 / 2019

A prefeita Vilma Lima (PT) de são João do Arraial participou no ultimo sábado (23), na cidade de Morro do Chapéu da reunião ordinária do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território do Cocais (CitiCocais). Na ocasião foram tratadas pautas sobre desenvolvimento, economia, saneamento básico, metas e segurança. Vilma Lima é atualmente a vice-presidente do CItiCocais, que presidido pelo prefeito da cidade de Porto Domingos Bacelar (PP). 
 
Durante o evento, a superintendente de Parcerias Público-Privadas do Estado do Piauí, Viviane Moura apresentou a palestra "Uma saída para os municípios" na qual ressaltou a importância de investimentos como as PPPs.  O assunto gerou muita curiosidade interesse por parte dos prefeitos presentes, por se tratar de uma possível saída para municípios de pequeno porte, como é caso de São João do Arraial.
 
O deputado estadual Francisco Limma (PT) integrou a caravana do Governador W. Dias juntamente com mai três deputados e também participou da reunião. Limma foi fundador e primeiro presidente do consorcio, quando ainda, era prefeito de São João do Arraial em 2008.
 
A prefeita acredita que o funcionamento das PPPs podem significar uma saída que pode ajudar significativamente os municípios, principalmente nesse formato de consórcio, a melhorar seus indicadores, sobretudo nos investimentos de infraestrutura que promovem maior qualidade de vida para as pessoas, além de melhorar prestação de serviços. 
 
O CItiCocais existe desde 2008, e contempla 14 municípios do território de Cocais, e tem por objetivo reunir os prefeitos para o debate de estratégias de desenvolvimento, captação de recursos, economia entre outros. Fazem parte do consórcio os municípios de Porto, Barras, Batalha, Esperantina, Joca Marques, Joaquim Pires, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Madeiro, São José do Divino, Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Campo Largo.