20 / 05 / 2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, O Conselho Tutelar, a Prefeitura Municipal por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de vários órgãos municipais e da sociedade civil, uniram forças para a realização da “I Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência”, que iniciou no dia 13 e encerrou no último dia 17/05 em São João do Arraial.
 
A Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência, é inspirada na campanha nacional “FAÇA BONITO” que tem, o dia 18 de maio como Dia Nacional de Mobilização, visando sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes.
 
Estudantes de escolas municipais e estaduais, professores, diretores, representantes de entidades civis, STTR, conselhos e a sociedade em geral participaram da caminhada. A prefeita Vilma Lima (PT) foi o destaque, juntamente com as secretárias municipais Rosinha Lima,da educação; Alcioneide Lopes, da Saúde; Miguelzinho Rodrigues, da Agricultura; Vereador Paulo Soares; Simone Cavalcante, Diretora da EU. Francisco Tomaz e João Silvestre, diretor da EFA Cocais.
 
A caminhada teve início por volta das 16 horas, com início na rotatória da Av. Vicente Augusto com Pedro Lopes, seguindo pela Pedro Lopes, Manoel Matias, Praça do Sossego, 12 de dezembro, até retornar novamente para a Av. Vicente Augusto, até a Praça São João Batista no Centro da Cidade, onde houveram algumas falações, dramatizações encerramento.

14 / 05 / 2019

O município de São João do Arraial localizado a 213km ao norte da capital Teresina, foi reconhecido por decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que reconhece a situação de emergência do município em decorrência dos prejuízos ocasionados pelas chuvas.
 
A portaria com o reconhecimento foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no Diário Oficial da União (D.O.U) e leva em consideração o decreto de número 18.192, publicado pelo Governo do Estado, que declarou situação de emergência do município.
 
A necessidade de prestar socorro às vítimas, assim como o restabelecimento emergencial dos serviços essenciais e das condições de habitabilidade dos afetados, também foram alguns dos pontos destacados pela SEDEC ao recomendar que a medida fosse adotada.
 
Além de São João do Arraial, também foram reconhecidos os municípios de Campo Largo, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, José de Freitas, Capitão de Campos e Lagoa Alegre.
 
O reconhecimento federal possibilita que os municípios afetados possam receber apoio da União para ações de resposta e de reconstrução. As medidas são complementares à atuação do Governo do Estado e das prefeituras municipais.
 
Entenda o caso: 
 
Em uma única chuva no dia 20/03, registrou-se a marca de 190mm, a maior já registrada, causando o rompimento de 17 barragens e açudes. A média anual de precipitações para a Região dos Cocais é de cerca de 1100mm.
 
A prefeita Vilma Lima ordenou a criação de uma força tarefa coordenada pelo Secretário de Agricultura Miguelzinho Rodrigues, para fazer um levantamento dos prejuízos ocasionados pelo temporal que atingiu a região. O secretário relata que, felizmente não houve vítimas humanas fatais.
 
As chuvas danificaram dezenas de quilômetros de estradas vicinais, ficando alguns trechos completamente intrafegáveis, esburacadas ou com poças d´água. Ao todo foram contabilizados o rompimento de 17 açudes e/ou barragens, deixando um rastro de prejuízo aos produtores de pescados, alguns com perdas de produtos e estruturas que somam mais de 100 mil reais.
 
Os produtores literalmente viram seus esforços de anos, descendo por água abaixo. A maior parte dos pescados seriam comercializados durante o período da Pascoa e Semana Santa.

14 / 05 / 2019

A cidade de São João do Arraial ganhará nos próximos meses mais uma importante obra que será entregue ao povo de São João do Arraial e em especial aos moradores do Bairro da Liberdade. A obra já se encontra com mais de 90% pronta, estando agora recebendo pinturas, acabamentos, instalação de portas e janelas e retoques finais para ser inaugurado.
 
A UBS da Liberdade será entregue para a população, totalmente equipada e mobiliada e apta para funcionamento.  A construção do prédio, composto por recepção com sala de espera, sanitários comuns e para pessoas com deficiência, consultórios, sala de recuperação, consultório dentário, administração, salas de reuniões e agentes sanitários, sala de aerosol, estacionamento e área destinada para gases medicinais, compressor e descarte de resíduos sólidos e líquidos. 
 
“Temos um carinho especial pelo Bairro da Liberdade, tanto é, que, uma das primeiras ações de nossa gestão fui justamente a implantação de uma UBS com a intenção de facilitar os atendimentos para população do Bairro da Liberdade e região. Outra ação que destacamos é a gestão da Escola da Liberdade, que vem se tornando referência na educação de São João do Arraial.” Destaca a prefeita.