04 / 06 / 2019

O Xote do cantor JM Puxado será a principal atração na abertura do XV FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, que acontecerá dos dia 04 à 07 de julho de 2019, em São João do Arraial. A abertura acontecerá no próximo dia 04 de julho, com shows dos cantores JM Puxado e Banda Conde do Forró, puxando seus maiores sucessos.
 
O cantor JM Puxado tem conquistado o público com boa música e toques de comédia. Junto com amigos de infância, o potiguar ganhou destaque nas redes sociais em vídeos repletos de bom humor e xotes que marcaram época. Natural do Rio Grande do Norte, o jovem João Marcus (JM Puxado), de 22 anos de idade, traz em seu repertório vários sucessos que resgatam o xote, cantando músicas atuais e antigas, que marcaram época. 
 
Em sua XV edição, o Festival Cultural dos Cocais traz o tema: “Nas Ondas do Rádio, Quem faz história, tem Histórias pra Contar”. A ideia dos organizadores com tema, é contar um pouco da história do rádio em todas suas vertentes, seja, das rádios pioneiras da comunicação radiofônica no Piauí; Nos programas que fizeram história, e a ainda estão vivos no imaginário de milhares de ouvintes e também dos profissionais radialistas dos primórdios do rádio na região dos cocais e no Piauí como um todo.
 
O XV FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS estará lotado de atrações alusivas ao tema: "Nas Ondas do Rádio, Quem faz história, tem Histórias pra Contar”, como: Um museu do rádio, com a exposição de centenas de aparelhos de épocas diferentes; Um concurso de rádios antigos, e muitas homenagens aos radialistas de ontem, e de hoje, que fizeram e fazem a história da comunicação radiofônica no Piauí.
 

23 / 05 / 2019

A cidade de São João do Arraial se prepara para receber a festa mais aguardada do norte piauiense, o FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, este ano acontecerá de 04 a 07 de julho. A festa entra na sua decima quinta edição e traz como tema: “Na onda do rádio, quem faz história tem história pra contar”.
 
Com o tema, o festival faz uma justa homenagem a todos os radialistas do Piauí que fizeram a história da comunicação radiofônica no estado, sendo inclusive, os precursores dos atuais meios de comunicação hoje conhecidos.
 
O Festival Cultural dos Cocais se consolidou ao longo dos últimos 15 anos, como o maior evento cultural do norte piauiense, com centenas de apresentações importantes, promovendo, resgatando e valorizando a cultura de raiz, algumas delas consideradas quase extintas.
 
O XV Festival Cultural dos Cocais terá uma programação menos extensa e mais intensa, ou seja, mantendo todas as tradições dos festivais anteriores, apresentações culturais, shows musicais, concursos, comidas típicas e apresentações de expressões culturais diversas.
 
O Festival Cultural dos Cocais, juntamente com o Tambor de Crioula da Chapada Sindá e o Espetáculo da Paixão de Cristo são reconhecidos por força de Lei Municipal como patrimônio imaterial do Povo de São João do Arraial.
 

20 / 05 / 2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, O Conselho Tutelar, a Prefeitura Municipal por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de vários órgãos municipais e da sociedade civil, uniram forças para a realização da “I Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência”, que iniciou no dia 13 e encerrou no último dia 17/05 em São João do Arraial.
 
A Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência, é inspirada na campanha nacional “FAÇA BONITO” que tem, o dia 18 de maio como Dia Nacional de Mobilização, visando sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes.
 
Estudantes de escolas municipais e estaduais, professores, diretores, representantes de entidades civis, STTR, conselhos e a sociedade em geral participaram da caminhada. A prefeita Vilma Lima (PT) foi o destaque, juntamente com as secretárias municipais Rosinha Lima,da educação; Alcioneide Lopes, da Saúde; Miguelzinho Rodrigues, da Agricultura; Vereador Paulo Soares; Simone Cavalcante, Diretora da EU. Francisco Tomaz e João Silvestre, diretor da EFA Cocais.
 
A caminhada teve início por volta das 16 horas, com início na rotatória da Av. Vicente Augusto com Pedro Lopes, seguindo pela Pedro Lopes, Manoel Matias, Praça do Sossego, 12 de dezembro, até retornar novamente para a Av. Vicente Augusto, até a Praça São João Batista no Centro da Cidade, onde houveram algumas falações, dramatizações encerramento.