07 / 03 / 2017

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação de São João do Arraial publicou no diário Oficial dos Municípios nesta terça-feira (07) edital para teste seletivo na modalidade Cadastro de Reservas para 14 vagas de professores da Educação Infantil/series iniciais e 1º ao 5º ano, sendo 8 vagas para a zona rural e 6 para a zona urbana.
 
O teste será feito por meio de prova de títulos e entrevistas para contratação temporária por 10 meses, podendo ser prorrogada por período de 1 ano. As inscrições serão feitas diretamente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura localizada na Avenida Vicente Augusto, 356/Centro, nos dias 08 e 09/03 no horário de 08 ao meio dia. Os candidatos deverão comparecer munidos além da documentação da documentação de praxe, levar também 02 kg de alimentos não perecíveis 
 
Confiara o Edital completo clicando AQUI

23 / 02 / 2017

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial, cidade localizada há 213km ao norte da capital Teresina, na Região dos Cocais, emitiu nota nesta quinta-feira (23), informando que não realizará carnaval no ano de 2017, em virtude de recomendações emitidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
A cidade de São João do Arraial que é palco do maior encontro de cultura da Região dos Cocais, o “Festival Cultural dos Cocais”, com 13 anos de tradição, é de longe a festa mais aguardada do ano em toda a Região dos Cocais e em especial aos SãoJoãonenses que moram longe. Ao longo das suas 13 edições de sucesso o Festival deixou o carnaval vem deixando o carnaval em segundo ou terceiro planos. 
 
Solidariedade:
Mesmo reconhecendo a importância cultural que tem o carnaval, a prefeita Municipal Vilma Lima (PT), ressalta que a decisão firme tomada, também se baseia no respeito e na solidariedade as famílias e aos amigos que tiverem entes queridos falecidos nos últimos dias em São João do Arraial, causando comoção social na cidade e sofrimento aos famílias e amigos dos falecidos.
 
Decisão:
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) decidiu na sessão plenária em 02/02, presidida pelo conselheiro Abelardo Pio Vilanova, determinar aos prefeitos dos municípios em estado de emergência ou calamidade que se abstenham de realizar carnaval, festejos e outros eventos que impliquem em contratação de bandas e realização de despesas com recursos públicos.
 
Os prefeitos e outros gestores que descumprirem a determinação estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei nº 5888/2009 – entre elas a devolução dos valores gastos e a reprovação de contas. No total, 71 municípios piauienses decretaram situação de emergência ou calamidade financeira e administrativa. 
 
 

23 / 02 / 2017

A prefeita municipal de São João do Arraial Vilma Lima (PT), participou na noite da última sexta-feira (17) da sessão solene da Câmara Municipal de São João do Arraial, que marcou o início do ano legislativo de 2017. Também comparecerem os secretários municipais da Educação, Rosinha Lima; da Administração, Adoral Melo; da Saúde Alcioneide Lopes e diversas lideranças políticas e comunitárias de São João do Arraial.
 
A prefeita foi oficialmente convidada pela mesa diretora da câmara municipal para participar da sessão solene e também, para fazer uma explanação sobre a situação do município e dos projetos demandados pela administração municipal no ano de 2017. 
A prefeita ouviu atentamente a fala de todos os vereadores que só na primeira sessão apresentaram nada menos que 29 requerimentos, contendo os mais diversos pedidos para resolução da administração, como: recuperação de estradas, perfuração de poços e sistemas de abastecimento de água, reformas e ampliação de prédios públicos, mais médicos, construção de pontes e bueiros, equipamentos hospitalares e até serviços de wi-fi grátis para a juventude.
 
A prefeita iniciou sua fala se dizendo imensamente triste ante aos falecimentos recentes de vários entes queridos rogando a Deus e prestando sua solidariedade aos familiares e amigos dos falecidos. A prefeita também se disse entusiasmada com os 29 pedidos dos vereadores, procurando apontar soluções para a grande maioria dos temas abordados nos requerimentos: 
Sobre os sistemas de abastecimento de água:
A prefeita relata aos vereadores que antes mesmo de assumir as funções de prefeita municipal, teve o cuidado de fazer diversos pedidos ao Governador Wellington Dias (PT) durante algumas passagens dele pela Região dos Cocais e que, dentre estes pedidos estão alguns poços já perfurados em várias regiões do município, como: Cajueiro, Picada dos Porcos, Passagem do Leite e sede do município em parceria com a AGESPISA. 
 
Sobre como equipar os poços: A prefeita anunciou a boa notícia dizendo que já nesta segunda-feira (20) todos os locais onde foram perfurados poços serão cercados e iniciadas a construção das casas de bombas, restando apenas homologação de uma licitação para fazer a compra de bombas que equiparão os poços. “Acredito que no máximo em 60 dias esses 4 primeiros poços já estejam equipados” e entregues a população”.
 
Sobre as estradas:
A prefeita explica que ainda não deu início a recuperação das estradas por estar dependo de licitação para compra de pneus e peças para os maquinários e agora por conta do período de chuvas mais intensas o dificulta o serviço, mas que tudo está andando rápido e que no mais breve tempo possível a reconstrução das estradas estará sendo feita.
 
Sobre construção de pontes e bueiros:
A prefeita citou o exemplo da ponte que dá acesso a comunidade cabaceiros e que a mesmo foi um dos pedidos feitas ao governador, que por sua vez autorizou a construção da ponte em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural. “A SDR já enviou um engenheiro que fez todas as medias, o projeto e orçamento, faltando agora a execução do projeto”. 
 
Sobre reformas de prédios públicos:
A prefeita explica que desde a primeira semana da gestão determinou a secretaria de educação fazendo a reforma de vários prédios públicos e em especial as escolas municipais para o início do ano letivo.