29 / 03 / 2017

A prefeitura de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal e Agricultura fará nos próximos dias a distribuição de 1500 mudas de caju anão precoce para agricultores rurais familiares das zonas urbana e rural de São João do Arraial.
 
A distribuição das mundas obedecerá uma organização prévia feita pela secretaria de acordo com o perfil de cada produtor para determinar à quantidade de mudas e sementes que cada um receberá. A secretaria municipal de agricultura garante a assistência técnica e o acompanhamento para os que produtores que solicitaram partir de 40 mudas.
 
O secretario Miguelzinho Rodrigues destaca ainda, que cada ano que passa mais produtores mostram interesse em plantar mudas de caju, que aos poucos vão reforçando os que já existem e que já constituem uma alternativa de renda para a população, com a venda de poupas, doces, cajuína e a própria venda da castanha do caju.
As mudas foram doadas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Ao todo a SDR adquiriu 210 toneladas de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju. A ação irá beneficiar 45 mil famílias de agricultores familiares, em todos os 224 municípios piauienses. 

28 / 03 / 2017

A Secretaria Municipal de Agricultura de São João do Arraial, está convidando as famílias de agricultores familiares das comunidades: Marajá, Tabocas, Cabeiras, Canela, Centro e Areia Branca para participaram de uma reunião com o Banco do Nordeste, na próxima quinta-feira (30), na comunidade Marajá, há 06km da sede do município, a partir das 8h00, na casa comunitária.
 
O Secretário de Agricultura Miguelzinho Rodrigues (PT), informa que a reunião tratará sobre a elaboração propostas de créditos para acesso ao Programa de Micro finanças Rural do Banco do Nordeste (Agroamigo) para beneficiará famílias que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
 
Miguelzinho, informa ainda, que os interessados em fazer propostas para o banco, devem comparecer à reunião munidos de cópias do CPF, RG e DAP (documento de aptidão ao PRONAF). O Banco do Nordeste apoia o pequeno produtor rural familiar e impulsionando os empreendimentos rurais, através da inclusão financeira para a realização de melhorias nas propriedades rurais.
 

22 / 03 / 2017

A prefeitura municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, reuniu dezenas de pequenos e médios piscicultores de São João do Arraial na manhã desta terça-feira (21), para uma palestra com o consultor Paulo Alexandre Cruz, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A palestra aconteceu no auditório da Câmara Municipal de São João do Arraial.
 
O evento foi coordenado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Miguelzinho Rodrigues (PT). O secretario vem se destacando à frente da secretária com diversas ações voltadas para os pequenos produtores rurais e empreendimentos ligados a piscicultura, com o objetivo de gerar renda para as famílias de São João do Arraial.
Miguelzinho relata que atualmente o município possui cerca 50 produtores de pequeno e médio porte produzindo pescados devidamente cadastrados na secretaria de agricultura e vários outros iniciando novos projetos de produção com investimentos próprios, que dependem em muito de assistência técnica especializada, capacitações e informação de qualidade para produzir com quantidade e qualidade. 
A prefeita municipal Vilma Lima (PT) também participou do evento, acompanhado do ex-prefeito João Zilton e dos secretários municipais: Abdoral Melo, da Administração; Alcioneide Lopes, da Saúde; Hélio Santana, da Infraestrutura e Izael Manin do SAAE. Também esteve presente o Diretor da EFA COCAIS, o Eng. Agrônomo João Silvestre, com um grupo de alunos, alguns com envolvimento com a área da piscicultura.
O ex-prefeito João Zilton, que também é Piscicultor, aponta como um dos principais gargalos para a produção local, o alto custo dos insumos e o baixo conhecimento dos produtores. Zilton destaca ainda, que em sua gestão como prefeito municipal foi trabalhada uma Lei Municipal pioneira no país, que permitiu a prefeitura municipal adquirir localmente produtos, como: legumes, frutas e carnes, inclusive de peixe, para serem usados na alimentação escolar dos alunos da rede municipal, gerando renda e cidadania para dezenas de produtores.
Já a prefeita Vilma Lima, destaca a parceria com o SEBRAE e outras instituições como forma de apoiar os produtores com informação de qualidade, qualificação e apoio aos produtores para promover o aumento da produção de pescados no município em quantidade, qualidade e preço para o consumidor, e usar a produção como motor de desenvolvimento e geração de renda para as famílias.
 
Ao final da palestra, a Secretaria de Agricultura e o SEBRAE realizaram o cadastramento dos 51 produtores presentes na reunião, que serão encaminhados através da prefeitura municipal para o SEBRAE solicitando consultoria especializada na área de apicultura para os produtores.