26 / 03 / 2019

A prefeita Vilma Lima (PT) de são João do Arraial participou no ultimo sábado (23), na cidade de Morro do Chapéu da reunião ordinária do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território do Cocais (CitiCocais). Na ocasião foram tratadas pautas sobre desenvolvimento, economia, saneamento básico, metas e segurança. Vilma Lima é atualmente a vice-presidente do CItiCocais, que presidido pelo prefeito da cidade de Porto Domingos Bacelar (PP). 
 
Durante o evento, a superintendente de Parcerias Público-Privadas do Estado do Piauí, Viviane Moura apresentou a palestra "Uma saída para os municípios" na qual ressaltou a importância de investimentos como as PPPs.  O assunto gerou muita curiosidade interesse por parte dos prefeitos presentes, por se tratar de uma possível saída para municípios de pequeno porte, como é caso de São João do Arraial.
 
O deputado estadual Francisco Limma (PT) integrou a caravana do Governador W. Dias juntamente com mai três deputados e também participou da reunião. Limma foi fundador e primeiro presidente do consorcio, quando ainda, era prefeito de São João do Arraial em 2008.
 
A prefeita acredita que o funcionamento das PPPs podem significar uma saída que pode ajudar significativamente os municípios, principalmente nesse formato de consórcio, a melhorar seus indicadores, sobretudo nos investimentos de infraestrutura que promovem maior qualidade de vida para as pessoas, além de melhorar prestação de serviços. 
 
O CItiCocais existe desde 2008, e contempla 14 municípios do território de Cocais, e tem por objetivo reunir os prefeitos para o debate de estratégias de desenvolvimento, captação de recursos, economia entre outros. Fazem parte do consórcio os municípios de Porto, Barras, Batalha, Esperantina, Joca Marques, Joaquim Pires, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Madeiro, São José do Divino, Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Campo Largo.

21 / 03 / 2019

A Prefeitura de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Assistência social iniciou na manhã desta quarta-feira (20) a implantação do Projeto Pelotão Mirim para 60 jovens carentes com idade que vão de 8 a 17 anos. O projeto tem foco na prevenção e redução da violência e criminalidade, bem como o combate ao uso de entorpecentes.
 
Para participar do projeto, o jovem de estar obrigatoriamente matriculado e frequentando regularmente as aluas em uma das escolas da rede municipal de ensino, obter boas notas e de preferência participar de algum programa de transferência de renda do Governo Federal.
 
Todo o material necessário para o funcionamento do projeto, como equipamentos, fardamentos, lanches, etc., será fornecido pela prefeitura através da SEMAS. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras pela manhã e pela tarde. A monitoria será conduzida pelo experiente instrutor Jozeldo Nunes, que já conduziu com sucesso a implantação de Pelotões Mirim nas cidades de Luzilândia, Madeiro e Joca Marques
 
A prefeita Vilma Lima (PT) destaca que o objetivo principal do projeto é promover uma atuação mais forte do município na vida dos jovens por meio de orientações que possibilitem a promoção do bem estar social, moral, cívico, pedagógico, esportivo, cultural e educacional dos jovens.
 
A secretaria de Assistência Social, Zélia Oliveira, explica que inicialmente serão atendidas 60 jovens nos turnos manhã e tarde, sendo ainda restam vagas e que que as inscrições ainda estão abertas. Os interessados deverão procurar diretamente o CRAS e a Secretaria Municipal de Assistência Social para fazer suas inscrição.
 

19 / 03 / 2019

A prefeita Vilma Lima (PT), participou do I Encontro de Associações Municipais do Nordeste Brasileiro, promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com as nove entidades municipais nordestinas, nesta segunda-feira (18) em Teresina. 
 
O governador do Estado, Wellington Dias; presidente da CNM, Glademir Aroldi; representantes da bancada federal e do poder legislativo piauiense, presidentes das associações microrregionais e diretores das APPM participaram da reunião técnica, que teve como principal objetivo discutir e unificar uma pauta municipalista da região.
A Carta do Nordeste, como foi denominado o documento, é uma pauta de reivindicações da região e que será entregue à Presidência da República, Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF), durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 8 a 11 de abril.
 
Dentre os temas que foram discutidos estão a Atualização dos Programas Federais, Cessão Onerosa de gás e petróleo, Royalties do Petróleo,1% do FPM para o mês de setembro e a Regulamentação Legal das Associações de Municípios. Ao final do encontro, os prefeitos assinaram a Carta do Nordeste e acrescentaram ao documento algumas outras reivindicações.
Atualmente a prefeita é membra titular do Conselho Fiscal da APPM, eleita por aclamação juntamente com o atual presidente da associação Jonas Moura, em dezembro último, com o compromisso de defender e fortalecer as pequenas prefeituras.
 
Confira Carta do Nordeste: 
Carta do Nordeste