06 / 04 / 2015

A Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência de São João do Arraial, renovando o compromisso da assistência e atenção especial com o grupo da Melhor Idade, vem intensificando os trabalhos de convivência e fortalecimento de vínculos com os idosos no município.
 
O grupo de idosos é atuante ao participar das atividades que acontecem no município, como por exemplo, o Festival Cultural que acontece anualmente e que trabalham também sua autoestima, o prazer, a satisfação e a alegria de poder estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual podem realizar diversas atividades e ao mesmo tempo, conversar, sorrir, dançar, desenvolver habilidades e competências, fortalecendo laços e fazendo novas amizades.

06 / 04 / 2015

O SENAR-PI, empresa vinculada a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI realizou recentemente na localidade Cabeceiras, zona rural de São João do Arraial, um curso de processamento de frutas e polpas. O referido curso foi articulado pela Associação Comunitária de Produtores de Cabeceiras, em parceria com o Centro Cocais e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social.
 
O curso foi ministrado pela instrutora Jesus Liarte e aconteceu na Unidade Escolar Amâncio Machado Passos e contou com a participação de várias mulheres empreendedoras, moradoras da comunidade.
 
Segundo a presidente da Associação Comunitária de Produtores de Cabeceiras, Aurilene Barbosa, a referida associação já tem o necessário para iniciar a produção de polpa de frutas. Para a Aurilene, o curso foi de fundamental importância para a comunidade, uma vez que as participantes poderão utilizar as frutas da região para a comercialização, o que contribuirá para o aumento da renda para as produtoras.

06 / 04 / 2015

O município de São João do Arraial será contemplado com um Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). O serviço funcionará nas dependências da Unidade Básica Avançada de Saúde do município e atenderá uma quantidade significativa de pessoas da comunidade com necessidades odontológicas.
 
Na tarde desta quarta-feira (07), o secretário de saúde, Lucídio Albuquerque reuniu toda a equipe de profissionais da saúde do município para tratar da aquisição do equipamento do laboratório e outros assuntos pertinentes. A reunião aconteceu no auditório da escola da Liberdade.
 
Para Lucídio Albuquerque, a vinda do laboratório é mais um ponto positivo para a gestão do prefeito Adriano Ramos, tendo em vista o compromisso da administração é promover uma saúde mais humanizada para todos, já que o gestor é formado em Odontologia e tem uma grande preocupação com a saúde bucal do município.
 
É importante destacar que a vinda do Laboratório Regional de Prótese Dentária para São João do Arraial, faz parte do programa Brasil Sorridente que é o primeiro programa desenvolvido pelo governo federal em saúde bucal e inseriu o atendimento odontológico dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e articulado com a Estratégia Saúde da Família.