04 / 04 / 2019

A prefeita Vilma Lima (PT), convocou representes de diversos órgãos e entidades representativas da sociedade e a população em geral para participarem de uma audiência pública na manhã desta quarta (03) em São João do Arraial. A audiência foi convocada para fazer uma prestação de contas publica de todas as ações desenvolvidas pela gestão durante o último quadrimestre de 2018. 
 
Vilma Lima, lembra a ação é verdade, o comprimento de um dos principais eixos de seu programa de governo, que é dar total transparência à aplicação de todos os recursos que entram no município e mostrar como foi gasto cada centavo ao povo.
 
Ação, além de atender a um requisito legal da Lei de Responsabilidade Fiscal, é um compromisso de respeito da prefeita com a população e com a total transparência na aplicação de recursos públicos. O convite é extenso, e abrange desde de setores da sociedade, como vereadores, servidores públicos de todas áreas, lideranças sindicais, políticas, religiosas e comunitárias.
 
A audiência é um momento participativo em que todas as secretárias municipais apresentam seus números, receitas e resultados para a população presente. Todos os números apresentados no decorrer da audiência ficam de forma permanente no Portal da Transparência do município, podendo ser consultado posteriormente.
 
Em uma de suas falas a prefeita parabenizou e agradeceu a participação dos vereadores presentes, na condição de fiscais do povo, sempre preocupados com a boa e correta aplicação dos recursos. A prefeita falou também do total descompromisso de alguns vereadores, que invés fazer o seu papel constitucional de fiscalizar e acompanhar a correta aplicação dos recursos se lançam a fazer denúncias sem fundamentos em redes sociais.
 
Participaram da audiência, os vereadores João Ferreira Pontes (PTB) e presidente da Câmara Municipal, Valfran Mesquita (Progressista), Socorro Barbosa (PR), Erismar Nunes (PRP), Junior Amorim (PSD) e Amilton Onofre (PT). Faltaram os vereadores Paulo Soares (MDB), Cajé Araújo (PSD) e Jamil Freitas (PTB).
 

26 / 03 / 2019

Pluviômetros instalados na secretaria municipal de agricultura da cidade de São João do Arraial marcaram 190mm de precipitação durante a noite de da última quarta-feira (20). Significa dizer, que caíram 190 litros de água da chuva em cada metro quadrado de chão. A média anual de precipitações para a Região dos Cocais é de carca de 1100mm.
 
Prefeita Vilma Lima ordenou a criação de uma força tarefa coordenada pelo Secretário de Agricultura Miguelzinho Rodrigues, para fazer um levantamento do prejuízos consequentes do temporal que atingiu a região. O secretário relata que, felizmente não houve vítimas humanas fatais e que, os dados até o momento relatam apenas o rompimentos de cerca de 17 açudes e barragens públicos e privados na zona rural do município.
 
Preocupada, a prefeita tirou um dia campo para acompanhar pessoalmente o trabalhos dos técnicos da secretaria de agricultura e do EMATER. A prefeita percorreu todas as regiões atingidas, conversou com as pessoas, se comprometeu buscar ajudar sobretudo as pessoas que tiveram maiores prejuízos estruturais com seus açudes e/ou barragens.
 
Além dos açudes e barragens que estouraram, vários quilômetros de estradas vicinais também foram seriamente danificados em decorrências das enxurradas. Alguns trechos encontram-se intrafegáveis, esburacadas ou com poças d´água, fator que dificulta bastante o trafego de veículos. A prefeita estuda decretar estado de emergência nos próximos dias.
 
Até o momento foram contabilizados 17 açudes e/ou barragens rompidos, deixando um rastro de grandes prejuízo aos produtores de peixes, alguns com perdas de produtos e estruturas que somam mais de 100 mil reais. Os produtores literalmente viram seus esforços de anos, descendo por água abaixo. A maior parte dos pescados seriam comercializados durante o período da Pascoa e Semana Santa. Felizmente não houve vítimas humanas fatais.
 
Confira algumas imagens: 
 

26 / 03 / 2019

A prefeita Vilma Lima (PT) do município de São João Arraial, cumpriu agenda administrativa na manhã desta segunda-feira (25) com prefeitos da diretoria da Associação Piauiense de Municípios (APPM) na cidade de Demerval Lobão, 34km ao sul da capital Teresina.
A pauta do encontro incluiu propostas de reorganização interna da instituição além de um apanhado das ações desenvolvidas pela atual direção no últimos 90 dias. Outra pauta bastante discutida foi a organização da “Marcha do Prefeitos”, que será realizada de 08 a 11 de abril, em Brasília. 
 
Participaram do encontro o presidente da entidade municipalista e prefeito de Água Branca, Jonas Moura; Milton Brandão, Casa Grande; Caraúbas do Piauí, Caburé; Campo Maior, prof. Ribinha; Padre Marcos, Valdinar Pereira; Batalha, João Messias; Murici dos Portelas, Ricardo Sales; Valença do Piauí, Ceiça Dias; São João do Arraial, Vilma Lima; Marcolândia, Chico Pitú; além do prefeito anfitrião, Júnior Carvalho, de Demerval Lobão.