10 / 05 / 2018

A prefeitura Municipal de São João do Arraial realizou na noite do último sábado (05) o lançamento do 14ª FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS. O festival se consolidou ao longo dos últimos 13 anos como o maior evento de cultural do norte piauiense, com centenas de apresentações importantes, promovendo, resgatando e valorizando a cultura de raiz, algumas delas consideradas quase extintas.

A principal inovação para 14º Festival Cultural dos Cocais é que terá uma programação menos extensa e mais intensa, ou seja, mantendo todas as tradições dos festivais anteriores, apresentações culturais, shows musicais, concursos, comidas típicas, apresentações de expressões culturais diversas, etc.

Este ano festival será realizado de 06 a 08 de julho, e tem como tema principal: “De versos e prosas cheios de dengo, São João do Arraial faz viver o Mamulego”. Trazendo um resgate não apenas de um dos gêneros teatrais mais conhecidos no nordeste, mas, também, das peculiaridades do povo nordestino – berço mamulengueiro.

O festival também fará uma homenagem ao Piauiense Chagas Vale, um dos maiores difusores do gênero teatral no Piauí, e até no mundo. Chagas Vale, é principal organizador do “Festival Internacional de Bonecos”, já tendo inclusive participado de festivais, no México, Peru e principais países da América Latina. Chagas Vale, é natural de Luzilândia.

Pele primeira vez e, de forma inédita em festivais, o 14º FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, terá em sua programação uma reunião do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA, com todos os seus membros que sentarão em São João do Arraial para discutir políticas culturais para todo o Piauí e também para São João do Arraial.

 

 

30 / 04 / 2018

A prefeita Vilma Lima (PT) de São João do Arraial, reuniu as equipes de saúde do município (PSF) no início da manhã da última segunda (16) para um café da manhã, onde realizou a entrega do primeiro, de dois veículos adquiridos pelo município para apoiar os trabalhos das equipes de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família) que atuam na zona rural do município.

Segundo relata a prefeita, os veículos que atualmente fazem os deslocamentos das equipes para as regiões rurais estavam bastante surrados com mais de 5 anos de uso continuo e que viviam dando problemas, dificultando bastante os deslocamentos dos profissionais de saúde.

Vilma destaca ainda, que autorizou a realização um leilão público com vários veículos inservíveis para o município, e que este gerou um credito da ordem de R$ 70 mil reais para os cofres públicos, valor este que será aplicado na aquisição de veículos novos para utilização das equipes.

A prefeita assegura que em no máximo um mês estará fazendo a entrega de mais um veículo para mais uma equipe de saúde. No final a prefeita dirige um pedidos a todos os membros da equipe no sentido de ter os cuidados necessários a conservação dos veículos, assegurando assim, a segurança e o conforto necessários ao bom desempenho das equipes.

30 / 04 / 2018

A prefeita Vilma Lima(PT) de São João do Arraial esteve em audiência com o Governador do Estado Wellington Dias (PT) na tarde desta terça (24) solicitando providencias urgentes no sentido de resolver com o grave problema da segurança vivido pelo população de São João do Arraial e vários municípios vizinhos, como Porto, Campo Largo, Matias Olímpio e outros.

A reunião foi articulada pelo Deputado Estadual Francisco Limma (PT) a pedido da prefeita, que tem se mostrado solidária aos reclamos da população e tem procurado buscar soluções imediatas para conter esta que tem sido uma onda crescente de violência, com constantes assaltos a motos e celulares quase que diariamente.

Durante o a reunião o Governador fez uma ligação para o Cel. Lindomar Castilho, atual comandante da Policia Militar do Piauí e autorizando operações do serviço de inteligência da Policia Militar e patrulhas ostensivas em todas as cidades da região.

As operações do serviço de inteligência da PM e da Secretaria de Segurança Pública já está ocorrendo a vários dias na tentativa de identificar os autores e receptores dos vários roubos, furtos, assaltos e arrombamentos ocorridos na região. Já as operações ostensivas tiveram início na manhã desta quinta (26) em vários município

As operações estão sendo comandadas pelo Delegado de Matias Olímpio Dr. Artur Barros Leal em conjunto com os comandos dos Grupamentos de Policia Militar de Campo Largo, Subtenente Oliveira e de São João do Arraial Sargento Gomes.

Por: Joelson Oliveira
Fotos: Pedro Oliveira