14 / 05 / 2018

Uma série de comemorações realizadas pela Prefeitura Municipal no último sábado (12) marcaram a passagem do Dia das Mães em São João do Arraial. As comemorações foram realizados durante todo o dia nas principais escolas polos da zona rural e a noite teve o encerramento na quadra do Espaço Cultural e Esportivo com várias apresentações culturais dedicados especialmente as mães e distribuição de muitos presentes.

Várias autoridades municipais compareceram ao encerramento das comemorações, entre elas destacam-se a prefeita municipal Vilma Lima (PT), os secretários municipais: Rosinha Lima; da educação, Miguelzinho Rodrigues; da Agricultura, Abdoral Melo; da Administração e Alcioneide Lopes, da Saúde, também marcaram presença os vereadores: Júnior Amorim, Paulo Soares e Socorro Barbosa, além de coordenadores de educação, diretores e professores.

Centenas de mães marcaram presença ao evento, grande parte delas acompanhadas por seus filhos e filhas, algumas mães chegaram a homenagens emocionantes, tais como declarações de amor e gratidão e outras até arriscaram declamar poesias carinhosamente pensado para suas mães.

 

10 / 05 / 2018

A prefeitura Municipal de São João do Arraial realizou na noite do último sábado (05) o lançamento do 14ª FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS. O festival se consolidou ao longo dos últimos 13 anos como o maior evento de cultural do norte piauiense, com centenas de apresentações importantes, promovendo, resgatando e valorizando a cultura de raiz, algumas delas consideradas quase extintas.

A principal inovação para 14º Festival Cultural dos Cocais é que terá uma programação menos extensa e mais intensa, ou seja, mantendo todas as tradições dos festivais anteriores, apresentações culturais, shows musicais, concursos, comidas típicas, apresentações de expressões culturais diversas, etc.

Este ano festival será realizado de 06 a 08 de julho, e tem como tema principal: “De versos e prosas cheios de dengo, São João do Arraial faz viver o Mamulego”. Trazendo um resgate não apenas de um dos gêneros teatrais mais conhecidos no nordeste, mas, também, das peculiaridades do povo nordestino – berço mamulengueiro.

O festival também fará uma homenagem ao Piauiense Chagas Vale, um dos maiores difusores do gênero teatral no Piauí, e até no mundo. Chagas Vale, é principal organizador do “Festival Internacional de Bonecos”, já tendo inclusive participado de festivais, no México, Peru e principais países da América Latina. Chagas Vale, é natural de Luzilândia.

Pele primeira vez e, de forma inédita em festivais, o 14º FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, terá em sua programação uma reunião do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA, com todos os seus membros que sentarão em São João do Arraial para discutir políticas culturais para todo o Piauí e também para São João do Arraial.

 

 

30 / 04 / 2018

A prefeita Vilma Lima (PT) de São João do Arraial, reuniu as equipes de saúde do município (PSF) no início da manhã da última segunda (16) para um café da manhã, onde realizou a entrega do primeiro, de dois veículos adquiridos pelo município para apoiar os trabalhos das equipes de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família) que atuam na zona rural do município.

Segundo relata a prefeita, os veículos que atualmente fazem os deslocamentos das equipes para as regiões rurais estavam bastante surrados com mais de 5 anos de uso continuo e que viviam dando problemas, dificultando bastante os deslocamentos dos profissionais de saúde.

Vilma destaca ainda, que autorizou a realização um leilão público com vários veículos inservíveis para o município, e que este gerou um credito da ordem de R$ 70 mil reais para os cofres públicos, valor este que será aplicado na aquisição de veículos novos para utilização das equipes.

A prefeita assegura que em no máximo um mês estará fazendo a entrega de mais um veículo para mais uma equipe de saúde. No final a prefeita dirige um pedidos a todos os membros da equipe no sentido de ter os cuidados necessários a conservação dos veículos, assegurando assim, a segurança e o conforto necessários ao bom desempenho das equipes.