12 / 02 / 2019

O ano letivo começou hoje (12/02) para cerca de dois mil e duzentos alunos da rede municipal de ensino de São João do Arraial. E como muitos pais dizem: Agora sim, o ano começou de verdade. Quem saiu de casa cedo, já pode perceber aumento do movimento nas principais ruas da cidade e os ônibus escolares circulando.

A secretaria de educação Rosinha Lima afirma que as escolas estão prontas para receber todos os estudantes que procurarem as unidades. "As escolas estão limpas, organizadas, algumas passaram por melhorias estruturais durante as férias e os professores estão preparados para bem receber os alunos". Rosinha acrescenta, que se por ventura, alguma criança ainda não esteja matriculada, pode prontamente procurar a secretaria de educação, que uma vaga será disponibilizada em uma das escolas, comentou.

Para a prefeita Vilma Lima, hoje é um dia festivo nas escolas municipais, dia de chegar rever os amigos, encontrar novos amigos... Enfim, a rede municipal está preparada para receber essas crianças. “Em nome de toda a equipe da secretaria de educação desejamos a todos os alunos e professores um Bom e Produtivo ano letivo.” Finaliza.

11 / 02 / 2019

Uma das maiores potencialidades econômicas do município de São João do Arraial, localizado a 213km ao norte de Teresina, na Região dos Cocais é sem sombra de dividas a piscicultura. Sabendo disso a prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente atua fortemente junto aos produtores com parcerias de assistência técnica e insumos para dezenas de pequenos produtores.
 
O secretário de agricultura Miguelzinho Rodrigues (PT) contabiliza 70 pequenos piscicultores que somados a mais 15 produtores de médio porte, somam uma produção anual de mais 360 toneladas. “Mais 100 famílias tiram seu sustento diretamente da produção de pescados em São João do Arraial”. Afirma Miguelzinho.
 
Somente na última quinta-feira (07) entregamos 50 mil alevinos de tambaqui na presença da prefeita Vilma Lima e da secretária do serviço social Zélia Oliveira. Os alevinos foram doados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) por indicação do Deputado Francisco Limma (PT). Completa o secretário.
 
Para o secretário de agricultura Miguel Rodrigues a entrega dos alevinos só foi possível graças ao empenho da Prefeita Vilma Lima, da secretária da SDR Patrícia Vasconcelos, do governo do estado e do Deputado Estadual Francisco Limma, que vem se empenhando bastante, para ajudar a população do município.
 
 

11 / 02 / 2019

Prefeitura Municipal iniciou durante a última semana a recuperação da estrada que liga as cidades de São João do Arraial ao vizinho município de Matias Olímpio. O trecho compreende cerca de 16km da Rodovia PI 117, partindo da sede municipal até a Comunidade Pilão de Pedras onde faz divisa com o município vizinho.
 
Mesmo sendo uma rodovia estadual, fato que desobriga o município de fazer sua manutenção, a prefeitura de São João do Arraial tem feito a recuperação do trecho periodicamente, pelo menos 2 vezes por ano. Afirma a prefeita Vilma Lima (PT).
 
O mesmo trecho da PI117 está em processo de asfaltamento. A primeira fase do processo que é o desmatamento das margens da via já foi com concluído ainda no final de 2018, já segundo fase, que é a construção de blocos de concreto para construção de pontes e passagens de água se encontra bastante avançado, com muitos bloco já prontos para serem instalados nos locais onde há essa necessidade.
 

http://www.sja.pi.gov.br/admin/pasta_img/portal433.jpg

O asfaltamento da PI117, segue até a divisa com o Estado do Maranhão no Povoado Barrinha, foi colocando no programa de governo do governador reeleito Wellington Dias (PT) a pedido do deputado estadual Francisco Limma e da prefeita Vilma Lima de São João do Arraial.
 
A prefeita explica que já “existe um acordo com o governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B) que garante a continuação de mais 12km de asfalto até o município de Brejo-MA, onde encontra outra via de asfalto que segue até São Luís do Maranhão.  A obra encurta as distancias entre Fortaleza - CE e São Luiz –MA em cerca de 470km”. Finaliza.
 
 
 
 

ASCOM / www.sja.pi.gov.br
Por: Joelson Oliveira