14 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no último sábado (09/05) o “Dia D de Combate à Gripe”, com uma grande Campanha de Vacinação realizada na Unidade Básica de Saúde e Posto da Comunidade São José. A vacina disponibilizada combate três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).
 
O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos e obesos. Estudos e observações acerca do comportamento das infecções respiratórias demonstram que estes grupos são prioritários, uma vez que são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
 
De acordo com a Secretária municipal de Saúde, Vilma Lima, a campanha é essencial para combater a influenza, e somente no dia 09, foram vacinadas mais de 600 pessoas, contudo, a Campanha não para por aqui, se estende até o dia 22 de maio, portanto é essencial que os grupos prioritários que ainda não se dirigiram até as unidades de saúde, compareçam até o prazo determinado.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a adoção de simples cuidados podem evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal. Isso porque a transmissão dos vírus influenza (da gripe) acontece, principalmente, por meio do contato com secreções das vias respiratórias. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
 

11 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial através do Departamento Municipal de Esporte Cultura Lazer, divulga os resultados dos confrontos dos times na disputa pela "11ª COPA JUNINA” de Futebol Amador de São João do Arraial.

O campeonato acontece de 18 de abril à 26 de junho de 2015. Neste fim de semana os confrontos aconteceram no Campo de Futebol das Comunidades Marajá e Terras Pretas, entre as esquipes Santa Maria, Galácticos, Marajá, LDU, Cajueiro, São Raimundo, Liberdade e The boys.

Confiras os resultados:

Dia 09/05

Santa Maria  0

X

            Galácticos     3

Dia 09/05

            Marajá            2

                        X

            LDU               1

Dia 10/05

            Cajueiro        2

                        X

            S. Raimundo            5

Dia 10/05

            Liberdade      3

                        X

            The boys       1

06 / 05 / 2015

O secretário de assistência social Joelson Oliveira, explica que o encontro é sempre recheado de brincadeiras recreativas sempre animadas e pensadas especialmente para descontrair os participantes. O evento reuniu várias gerações da comunidade, desde de crianças, jovens e adolescentes, casais de todas as idades se juntaram aos idosos e caíram no forró.
 
A comunidade Chapada Sindá foi a primeira comunidade rural escolhida pela secretaria de assistência social para sediar um núcleo com grupo da melhor idade, por ser sede de várias manifestações culturais consolidadas por diversos grupos locais e tendo como principal expoente o Grupo Cultural Tambor de Crioula, famoso por suas apresentações, liderado pelo Mestre João Luzia e seus companheiros.
 
O Forró do Gerardo inicia sempre com uma oração pedindo proteção a Deus e depois alongamento feita pela acadêmica de educação física Almirene Soares, em um pré-aquecimento antes do início da festa. Todas as atividades são rigorosamente acompanhadas e orientadas pela educadora. Os Jovens da Melhor Idade, são ainda, acompanhados com aferição de pressão arterial, por enfermeiros e todo o aparato necessário para a garantir a sua segurança. 
 
O encontro foi batizado em 2013 pelo prefeito Adriano Ramos (PT), com o nome de “Forró do Gerardo” em homenagem do saudoso poeta e escritor popular Gerardo Alfredo, que era membro ativo do grupo, tendo inclusive composto vários poemas sobre o tema “Melhor Idade”.
 
O “Forro do Gerardo” é uma atividade complementar mensal, promovida pela Prefeitura de São João do Arraial através da Secretaria Municipal de Assistencial Social, para promover a interação do público idoso, através da promoção de atividades de lazer, entretenimento e atividades físicas saudáveis com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a auto estima do público na terceira idade.