19 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (14/05), uma excursão com cerca 40 idosos do Grupo da Melhor Idade de São João do Arraial. O grupo reúne idosos da sede do município e da comunidade Chapada Sindá em um dia de lazer e entretenimento no Balneário Tambaqui no município de Araioses/MA.
 
O passeio, assim como as demais atividades com idoso, são cercados de muitos cuidados e assistido de perto por uma equipe treinada composta por uma médica, um recreador, uma educadora física e assistidos por vários outros profissionais, tudo para garantir a normalidade em casos excepcionais como pequenos acidentes. O passeio já entrou para história do grupo que já planos para as próximas viagens. 
 
O Balneário Tambaquí que fica localizado no município de Araióses/MA, há 110k de São João do Arraial, destaca-se por suas águas claras, correntes e frias o dia inteiro, bem típicas de regiões amazônicas é um local muito agradável e calmo. 
 
O jovens da melhor idade aproveitaram o passeio com várias interações entre si, cantaram, dançaram e realizam atividades que os estimulam a superação dos obstáculos que a vida apresenta na terceira idade.
 
O recreador e animador do grupo o professor aposentando Acelino Castelo Branco e a educadora física, Amirene Soares, aproveitaram o ambiente de alegria e descontração para fazer o primeiro ensaio da quadrilha junina, que deverá se apresentar no I Pré-Festival Cultural no próximo 26 de junho. 
 
Joelson Oliveira, o novo secretário da assistência Social, define o grupo de idosos como “Jovens da Melhor Idade”, explicando que a atenção a esse setor, será um diferencial em sua gestão. O principal objetivo é trabalhar a autoestima das pessoas da melhor idade e reintegrá-los à sociedade. 
 
Joelson Oliveira, finaliza, dizendo que o trabalha que antes era desenvolvido somente na sede do município, agora será desenvolvido em 4 grandes regiões rurais do município de forma à atingir a maior número possível de idosos. 

19 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial manifesta seu pesar e sua solidariedade à família da Senhora RAIMUNDA ALVES RODRIGUES, de 91 anos, falecida madrugada desta terça-feira 19/05 de morte natural no Hospital Regional de Esperantina. Dona Raimunda Catuba, como era mais conhecida era viuva, foi mãe de 19 filhos, era irmão do Sr. Chico Miguel da Santana e Tia Avô do atual prefeito de São João do Arraial, Dr. Adriano Ramos.
 
O prefeito municipal de São João do Arraial, em nome todos os servidores municipais e da sociedade, lamenta profundamente a perda rogando a Deus, que no aconchego de seus braços recebe este ente querido, e que no calor de sua infinita bondade conforte a todos por esta grande perda.
 
São João do Arraial-PI, 19 de maio de 2015.
 
ADRIANO CASTELO BRANCO RAMOS RODRIGUES
Prefeito Municipal
 

14 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio das secretarias municipal de Assistência Social e Agricultura realizaram uma reunião com grupos de produção ligados à agroecologia com técnicos do Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), na manhã desta quinta-feira (14/05). 
 
A reunião aconteceu no auditório do Centro de referência da Assistência Social (CRAS), e contou com as presenças de várias associações e entidades representantes da mulheres e representes de assentamentos de São João do Arraial. 
 
Também estiveram presentes a vereadora Elisangela Barroso (PT), a Coordenadora do CRAS, a assistente social Salete Garcia, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Zélia Oliveira e o Secretário de Assistência social Joelson Oliveira. 
 
O objetivo inicial da reunião foi a apresentação do projeto de assistência técnica e extensão rural, “Semeando o Saber Feminino Agroecológico no Território dos Cocais”, visando a emancipação e a autonomia das mulheres agriculturas familiares e extrativistas assentadas do Programa Crédito Fundiário através da chamada publica 02/2014/DPMRQ/MDA.
 
As representantes do CEAA Lucinete Duarte e Maria Oneide Gomes fizeram uma ampla exposição do projeto para os presentes e as possibilidades de enquadramento das famílias assentadas. No final ficou certo que apenas dois grupos de 10 famílias cada, da comunidade Chapada Sindá e mais 10 do Assentamento Piranhas que serão comtemplada com o projeto.