19 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial manifesta seu pesar e sua solidariedade à família da Senhora RAIMUNDA ALVES RODRIGUES, de 91 anos, falecida madrugada desta terça-feira 19/05 de morte natural no Hospital Regional de Esperantina. Dona Raimunda Catuba, como era mais conhecida era viuva, foi mãe de 19 filhos, era irmão do Sr. Chico Miguel da Santana e Tia Avô do atual prefeito de São João do Arraial, Dr. Adriano Ramos.
 
O prefeito municipal de São João do Arraial, em nome todos os servidores municipais e da sociedade, lamenta profundamente a perda rogando a Deus, que no aconchego de seus braços recebe este ente querido, e que no calor de sua infinita bondade conforte a todos por esta grande perda.
 
São João do Arraial-PI, 19 de maio de 2015.
 
ADRIANO CASTELO BRANCO RAMOS RODRIGUES
Prefeito Municipal
 

14 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio das secretarias municipal de Assistência Social e Agricultura realizaram uma reunião com grupos de produção ligados à agroecologia com técnicos do Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), na manhã desta quinta-feira (14/05). 
 
A reunião aconteceu no auditório do Centro de referência da Assistência Social (CRAS), e contou com as presenças de várias associações e entidades representantes da mulheres e representes de assentamentos de São João do Arraial. 
 
Também estiveram presentes a vereadora Elisangela Barroso (PT), a Coordenadora do CRAS, a assistente social Salete Garcia, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Zélia Oliveira e o Secretário de Assistência social Joelson Oliveira. 
 
O objetivo inicial da reunião foi a apresentação do projeto de assistência técnica e extensão rural, “Semeando o Saber Feminino Agroecológico no Território dos Cocais”, visando a emancipação e a autonomia das mulheres agriculturas familiares e extrativistas assentadas do Programa Crédito Fundiário através da chamada publica 02/2014/DPMRQ/MDA.
 
As representantes do CEAA Lucinete Duarte e Maria Oneide Gomes fizeram uma ampla exposição do projeto para os presentes e as possibilidades de enquadramento das famílias assentadas. No final ficou certo que apenas dois grupos de 10 famílias cada, da comunidade Chapada Sindá e mais 10 do Assentamento Piranhas que serão comtemplada com o projeto. 
 
 

14 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no último sábado (09/05) o “Dia D de Combate à Gripe”, com uma grande Campanha de Vacinação realizada na Unidade Básica de Saúde e Posto da Comunidade São José. A vacina disponibilizada combate três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).
 
O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos e obesos. Estudos e observações acerca do comportamento das infecções respiratórias demonstram que estes grupos são prioritários, uma vez que são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
 
De acordo com a Secretária municipal de Saúde, Vilma Lima, a campanha é essencial para combater a influenza, e somente no dia 09, foram vacinadas mais de 600 pessoas, contudo, a Campanha não para por aqui, se estende até o dia 22 de maio, portanto é essencial que os grupos prioritários que ainda não se dirigiram até as unidades de saúde, compareçam até o prazo determinado.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a adoção de simples cuidados podem evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal. Isso porque a transmissão dos vírus influenza (da gripe) acontece, principalmente, por meio do contato com secreções das vias respiratórias. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).