14 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio das secretarias municipal de Assistência Social e Agricultura realizaram uma reunião com grupos de produção ligados à agroecologia com técnicos do Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), na manhã desta quinta-feira (14/05). 
 
A reunião aconteceu no auditório do Centro de referência da Assistência Social (CRAS), e contou com as presenças de várias associações e entidades representantes da mulheres e representes de assentamentos de São João do Arraial. 
 
Também estiveram presentes a vereadora Elisangela Barroso (PT), a Coordenadora do CRAS, a assistente social Salete Garcia, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Zélia Oliveira e o Secretário de Assistência social Joelson Oliveira. 
 
O objetivo inicial da reunião foi a apresentação do projeto de assistência técnica e extensão rural, “Semeando o Saber Feminino Agroecológico no Território dos Cocais”, visando a emancipação e a autonomia das mulheres agriculturas familiares e extrativistas assentadas do Programa Crédito Fundiário através da chamada publica 02/2014/DPMRQ/MDA.
 
As representantes do CEAA Lucinete Duarte e Maria Oneide Gomes fizeram uma ampla exposição do projeto para os presentes e as possibilidades de enquadramento das famílias assentadas. No final ficou certo que apenas dois grupos de 10 famílias cada, da comunidade Chapada Sindá e mais 10 do Assentamento Piranhas que serão comtemplada com o projeto. 
 
 

14 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no último sábado (09/05) o “Dia D de Combate à Gripe”, com uma grande Campanha de Vacinação realizada na Unidade Básica de Saúde e Posto da Comunidade São José. A vacina disponibilizada combate três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).
 
O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos e obesos. Estudos e observações acerca do comportamento das infecções respiratórias demonstram que estes grupos são prioritários, uma vez que são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
 
De acordo com a Secretária municipal de Saúde, Vilma Lima, a campanha é essencial para combater a influenza, e somente no dia 09, foram vacinadas mais de 600 pessoas, contudo, a Campanha não para por aqui, se estende até o dia 22 de maio, portanto é essencial que os grupos prioritários que ainda não se dirigiram até as unidades de saúde, compareçam até o prazo determinado.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a adoção de simples cuidados podem evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal. Isso porque a transmissão dos vírus influenza (da gripe) acontece, principalmente, por meio do contato com secreções das vias respiratórias. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
 

11 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial através do Departamento Municipal de Esporte Cultura Lazer, divulga os resultados dos confrontos dos times na disputa pela "11ª COPA JUNINA” de Futebol Amador de São João do Arraial.

O campeonato acontece de 18 de abril à 26 de junho de 2015. Neste fim de semana os confrontos aconteceram no Campo de Futebol das Comunidades Marajá e Terras Pretas, entre as esquipes Santa Maria, Galácticos, Marajá, LDU, Cajueiro, São Raimundo, Liberdade e The boys.

Confiras os resultados:

Dia 09/05

Santa Maria  0

X

            Galácticos     3

Dia 09/05

            Marajá            2

                        X

            LDU               1

Dia 10/05

            Cajueiro        2

                        X

            S. Raimundo            5

Dia 10/05

            Liberdade      3

                        X

            The boys       1