01 / 06 / 2015

Centenas de estudantes das redes municipal e estadual de ensino saíram em caminhada pelas ruas de São João do Arraial, no final da tarde da última sexta  29/05, em protesto contra a violência contra crianças, jovens e adolescente. O protesto ocorreu em meio a graves notícias de um ato de barbárie contra 4 (quatro) adolescentes no município de Castelo do Piauí, que foram brutalmente agredidas física e sexualmente.
 
O protesto foi organizado pela secretaria municipal de Assistência Social em parceria com a secretaria municipal de educação através das direções das escolas municipais e estaduais. Participaram do protesto, as escolas municipais da Liberdade “Paulo Freire” e Rosa Barbosa, a Escolas Estaduais Francisco Tomaz e  a Escola Família Agrícola dos Cocais, que é uma escola regional, que abriga estudantes dos 13 municípios do Território dos Cocais.
 
O protesto teve início simultaneamente nas escolas, que seguiram em marcha pela Av. Vicente Augusto e José T. de Lima, até se encontrarem, no centro da cidade, de onde seguiram em passeata, portando cartazes com frases de repudia a exploração sexual de crianças e adolescentes, não a violência e pedindo paz.
 
Outro grupo, que também marchou junto com os estudantes no protesto, foi o Grupo da Melhor Idade de São João do Arraial, que seguiu o protesto a partir do CRAS, também portando faixas e cartazes pedindo paz e dizendo não a violência contra crianças. O grupo é coordenador pelo professor Acelino Castelo Branco que atualmente desenvolve um trabalho com idoso no Centro de Referência da Assistência Social.
 
O protesto foi recepcionado na Câmara Municipal de São João do Arraial pelo presidente da casa, o vereador Jamil Freitas e pelos vereadores Jurandir Pontes, Elisangela Barroso e pelo prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT). Fizeram uso da palavra os diretores das escolas, os vereadores e o secretário de assistência social Joelson Oliveira. 

21 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial através do Departamento Municipal de Esporte Cultura Lazer, divulga os resultados dos confrontos dos times na disputa pela 6ª Rodada da "11ª COPA JUNINA” de Futebol Amador de São João do Arraial.
 
A 6ª Rodada da "11ª COPA JUNINA” de Futebol Amador de São João do Arraial, aconteceu no último final de semana nos dia 16 de 17/05 nos campos das Comunidades Terras Pretas e Marajá, entre as equipes: The Boys, BR 222, Santa Maria, Chapada Sindá e Náutico:
 
CONFIRA OS RESULTADOS:
 
Dia 16/05
Terras Pretas -2 X   BR 222 - 0
 
Dia 17/05
Santa Maria -2 X   The Boys – 5
Chapada Sindá -2 X   Nautico - 4

19 / 05 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (14/05), uma excursão com cerca 40 idosos do Grupo da Melhor Idade de São João do Arraial. O grupo reúne idosos da sede do município e da comunidade Chapada Sindá em um dia de lazer e entretenimento no Balneário Tambaqui no município de Araioses/MA.
 
O passeio, assim como as demais atividades com idoso, são cercados de muitos cuidados e assistido de perto por uma equipe treinada composta por uma médica, um recreador, uma educadora física e assistidos por vários outros profissionais, tudo para garantir a normalidade em casos excepcionais como pequenos acidentes. O passeio já entrou para história do grupo que já planos para as próximas viagens. 
 
O Balneário Tambaquí que fica localizado no município de Araióses/MA, há 110k de São João do Arraial, destaca-se por suas águas claras, correntes e frias o dia inteiro, bem típicas de regiões amazônicas é um local muito agradável e calmo. 
 
O jovens da melhor idade aproveitaram o passeio com várias interações entre si, cantaram, dançaram e realizam atividades que os estimulam a superação dos obstáculos que a vida apresenta na terceira idade.
 
O recreador e animador do grupo o professor aposentando Acelino Castelo Branco e a educadora física, Amirene Soares, aproveitaram o ambiente de alegria e descontração para fazer o primeiro ensaio da quadrilha junina, que deverá se apresentar no I Pré-Festival Cultural no próximo 26 de junho. 
 
Joelson Oliveira, o novo secretário da assistência Social, define o grupo de idosos como “Jovens da Melhor Idade”, explicando que a atenção a esse setor, será um diferencial em sua gestão. O principal objetivo é trabalhar a autoestima das pessoas da melhor idade e reintegrá-los à sociedade. 
 
Joelson Oliveira, finaliza, dizendo que o trabalha que antes era desenvolvido somente na sede do município, agora será desenvolvido em 4 grandes regiões rurais do município de forma à atingir a maior número possível de idosos.