11 / 02 / 2019

Prefeitura Municipal iniciou durante a última semana a recuperação da estrada que liga as cidades de São João do Arraial ao vizinho município de Matias Olímpio. O trecho compreende cerca de 16km da Rodovia PI 117, partindo da sede municipal até a Comunidade Pilão de Pedras onde faz divisa com o município vizinho.
 
Mesmo sendo uma rodovia estadual, fato que desobriga o município de fazer sua manutenção, a prefeitura de São João do Arraial tem feito a recuperação do trecho periodicamente, pelo menos 2 vezes por ano. Afirma a prefeita Vilma Lima (PT).
 
O mesmo trecho da PI117 está em processo de asfaltamento. A primeira fase do processo que é o desmatamento das margens da via já foi com concluído ainda no final de 2018, já segundo fase, que é a construção de blocos de concreto para construção de pontes e passagens de água se encontra bastante avançado, com muitos bloco já prontos para serem instalados nos locais onde há essa necessidade.
 

http://www.sja.pi.gov.br/admin/pasta_img/portal433.jpg

O asfaltamento da PI117, segue até a divisa com o Estado do Maranhão no Povoado Barrinha, foi colocando no programa de governo do governador reeleito Wellington Dias (PT) a pedido do deputado estadual Francisco Limma e da prefeita Vilma Lima de São João do Arraial.
 
A prefeita explica que já “existe um acordo com o governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B) que garante a continuação de mais 12km de asfalto até o município de Brejo-MA, onde encontra outra via de asfalto que segue até São Luís do Maranhão.  A obra encurta as distancias entre Fortaleza - CE e São Luiz –MA em cerca de 470km”. Finaliza.
 
 
 
 

ASCOM / www.sja.pi.gov.br
Por: Joelson Oliveira
 

31 / 01 / 2019

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Agricultura realizou reunião na manhã desta quinta-feira (31) com produtores da agricultura familiar. A reunião foi realizada no auditório do Centro de Referência da Assistência Social.

A reunião teve por objetivo a divulgação de regras e metas para aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA para o ano de 2019. O secretaria de agricultura Miguelzinho Rodrigues (PT), aproveitou para anunciar a entre de 40 mil alevinos para o próximo dia 7 de fevereiro.

A prefeita Vilma Lima (PT), acompanhado vice-prefeito Francisco Onofre, secretaria de educação Rosinha Lima e Zélia Oliveira da assistência social, também participaram da reunião, além de parceiros como a EFA COCAIS, do MIQCB, Centro Cocais e Banco dos Cocais.

A reunião encerrou com o convite do secretário Miguelzinho Rodrigues aos presentes para praticarem da entrega de um box no mercado público preparado para receber peixes e carnes produzidos pelos agricultores familiares. O box está equipado com freezer, balança e caixa d´água para peixes vivos.

27 / 11 / 2018

A TV Clube, afilia da Rede Globo no Piauí gravou matéria sobre os 20 anos dos banco comunitários no Brasil e seus efeitos práticos junto as comunidades onde atuam. O Banco dos Cocais, agora com 11 anos, é o primeiro do Piauí que se referência usada na criação vários outros bancos em diversas cidades do Piauí.

A matéria foi gravada no dia 10/11 em São João do Arraial e exibida no Piauí TV na noite desta segunda 26. Segundo o reporta Alan Garcia, a matéria estará indo ao ar nos próximos dias como parte de uma matéria maior que trata dos 20 anos dos bancos comunitários no Brasil.

Alan Garcia entrevistou o atual coordenador do Banco dos Cocais Mauro Rodrigues, que falou um pouco a trajetória do banco e seus principais desafios que seguem. Mauro explica que os bancos comunitários como um todo, pregam alternativas melhores de organização do dinheiro fora do sistema oficial, atuando em no fomento aos pequenos empreendimentos locais.

A prefeita Vilma Lima (PT) destaca a forte parceria que a prefeitura mantém com o banco, sob tudo nos pagamentos semanais de serviços e no recolhimentos de taxas e imposto municipais. A prefeita lembra ainda, que a prefeitura aprovou e pôs em prática uma lei que que destinava o pagamento de parte do salários dos servidores e cocais, ação pensada pelo prefeito da época, o hoje deputado estadual Francisco Limma (PT) para o fortalecimento do banco em seus primeiro momentos de funcionamento.

A reportagem também percorreu comércios, feiras e alguns empreendimentos formados a partir de empréstimos contraído no Banco dos Cocais, como é o caso do senhor Adail Marques, que fabrica e vende produtos de limpeza para a comunidade e para alguns órgãos do governo municipal, garantindo uma renda extra para o sustento da família.