08 / 06 / 2015

A organização do XI Festival Cultural dos Cocais, realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial em parceria com a ASCOCAIS (Associação Cultural dos Cocais), já trabalha forte na organização dos espaços e preparação da arena cultural onde será realizado o evento.
 
O festival que tradicionalmente era realizado de 19 a 23 de junho, paralelo aos festejos da padroeira da cidade, São João Batista, agora será realizada de 01 a 04 de julho/2015. A mudança da data era uma reivindicação da Igreja Católica, que transformou-se em uma decisão da do Conselho Pastoral, proibindo a realização do evento naquela data.
 
A arena cultural terá 02 restaurantes, 08 bares, 08 estandes para abrigar uma feira regional de economia solidária com diversos produtos de artesanato e produção. A novidades para este ano é uma loja de souvenires (lembranças do festival), como uma gama de produtos e lembranças do festival. A loja funcionará paralela a feira.
 

01 / 06 / 2015

A prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria de Assistência Social inaugurou na noite da última sexta (29/05), o Espaço Cultural da Cidadania. Trata-se um espaço dedicado a realização das atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
 
O espaço servirá para a realização de reuniões, conferências, ensaios de grupos culturais, entre outros, além de abrigar todas as atividades do Grupo da Melhor Idade de São João do Arraial que conta com mais 100 idosos da sede do município e da comunidade Chapada Sindá.
 
Segundo o secretário municipal de assistencial Social Joelson Oliveira, o Grupo da Melhor Idade, já passa dos 100 integrantes na sede do município e na comunidade rural Chapada Sindá e irá se expandir para as regiões rurais de Marajá e Santa Maria, também na zona rural.
 
O Forro do Gerardo é uma atividade complementar mensal, promovida pela Prefeitura de São João do Arraial através da Secretaria Municipal de Assistencial Social, para promover a interação do público idoso, através da promoção de atividades de lazer, entretenimento e atividades físicas saudáveis com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a auto estima do público na terceira idade.
 
A denominação “Forró do Gerado”, foi criada por determinação do Prefeito Municipal Dr. Adriano Ramos (PT), para homenagear um membro ilustre do grupo da melhor idade, o poeta e escritor popular Gerardo Teles de Santana, também conhecido como Gerardo Alfredo.

01 / 06 / 2015

Centenas de estudantes das redes municipal e estadual de ensino saíram em caminhada pelas ruas de São João do Arraial, no final da tarde da última sexta  29/05, em protesto contra a violência contra crianças, jovens e adolescente. O protesto ocorreu em meio a graves notícias de um ato de barbárie contra 4 (quatro) adolescentes no município de Castelo do Piauí, que foram brutalmente agredidas física e sexualmente.
 
O protesto foi organizado pela secretaria municipal de Assistência Social em parceria com a secretaria municipal de educação através das direções das escolas municipais e estaduais. Participaram do protesto, as escolas municipais da Liberdade “Paulo Freire” e Rosa Barbosa, a Escolas Estaduais Francisco Tomaz e  a Escola Família Agrícola dos Cocais, que é uma escola regional, que abriga estudantes dos 13 municípios do Território dos Cocais.
 
O protesto teve início simultaneamente nas escolas, que seguiram em marcha pela Av. Vicente Augusto e José T. de Lima, até se encontrarem, no centro da cidade, de onde seguiram em passeata, portando cartazes com frases de repudia a exploração sexual de crianças e adolescentes, não a violência e pedindo paz.
 
Outro grupo, que também marchou junto com os estudantes no protesto, foi o Grupo da Melhor Idade de São João do Arraial, que seguiu o protesto a partir do CRAS, também portando faixas e cartazes pedindo paz e dizendo não a violência contra crianças. O grupo é coordenador pelo professor Acelino Castelo Branco que atualmente desenvolve um trabalho com idoso no Centro de Referência da Assistência Social.
 
O protesto foi recepcionado na Câmara Municipal de São João do Arraial pelo presidente da casa, o vereador Jamil Freitas e pelos vereadores Jurandir Pontes, Elisangela Barroso e pelo prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT). Fizeram uso da palavra os diretores das escolas, os vereadores e o secretário de assistência social Joelson Oliveira.