08 / 07 / 2015

A Quadrilha Luar do Sertão da cidade de Esperantina, foi a grande campeão do campeonato regional de quadrilhas juninas dos cocais 2015, realizada na noite do último dia 04 de julho em São João do Arraial, durante o encerramento do XI Festival Cultural dos Cocais.
 
O Campeonato Regional de Quadrilhas Juninas, já é realizado há 11 anos durante o Festival Cultural dos Cocais, que se consolida a cada ano, como o maior, mais tradicional e mais representativo festival de quadrilhas da Região dos Cocais e o maior encontro de culturas populares do norte piauiense.
 
A quadrilha apresentou-se no palco do festival com o tema: “A FÉ QUE NOS UNE E A FÉ QUE NO MOVE”, representando a fé do povo brasileiro na Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. As encenações contidas na apresentação, emocionaram a plateia, que respondeu aplaudindo de pé o belíssimo espetáculo apresentado pelo grupo.
 
O Festival Cultural dos Cocais é realizado todo ano de 01 a 04 de julho em São João do Arraial, realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial e pela Associação Cultural da Capital dos Cocais, este ano com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado, através da FUNDAC (Fundação Cultural do Piauí).
 

08 / 07 / 2015

Entre os diversos grupos locais que se apresentaram na arena do XI Festival Cultural dos Cocais, aparecem com maior destaque o Grupo da Melhor Idade de São João do Arraial, coordenado pela Secretario de Assistência Social e a Quadrilha Pinga Fogo da Escola Municipal Rosa Barbosa, ambas com apresentações belíssimas tirando aplausos do público e diversos comentários ao longo do festival.
 
O “Grupo da Melhor Idade” é orientado pelo Professor aposentado Arcelino Castelo Branco, pela Educadora Física Almirene Soares e coordenado pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O grupo trabalha com mais de 80 idosos das zonas urbana e rural do município de São João do Arraial.
 
A quadrilha fez uma apresentação com várias alegorias carregadas de humor circense para contar de forma engraçada um pouco da trajetória do grupo, do seu surgimento, até os dias atuais, com crianças cavalgando em cavalos de carnaúba e finalizando com o consagrado “Forró do Gerardo”, que é uma denominação criando pelo prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), para homenagear um de seus membros falecidos, o poeta e escritor autodidata, Gerardo Alfredo, falecido em 2013.
 
Já a quadrilha Pinga Fogo fez uma belíssima apresentação, com coreografia bem elaborada, passos bem ensaiados e muita disposição dos integrantes de fazer a melhor das apresentações, sem deixar a desejar em nadas para os grandes grupos que se apresentaram no Festival Cultural dos Cocais.
 
O Festival Cultural dos Cocais é realizado todo ano de 01 a 04 de julho em São João do Arraial, realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial e pela Associação Cultural da Capital dos Cocais, este ano com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado, através da FUNDAC (Fundação Cultural do Piauí).
 

06 / 07 / 2015

Terminou na noite do último sábado 04/07, a 11ª edição do Festival Cultural Regional dos Cocais, deixando muita saudade. O festival é considerado o maior de sua história e cresce a cada ano. Ao todo foram 4 noites de muito sucesso, com muitas apresentações culturais regionais, quadrilhas juninas, Bumba-Meu-Boi, danças e shows com várias bandas de renome nacional.
 
A noite foi emocionante com a final do campeonato regional de quadrilhas juninas que sagrou a quadrilha LUAR DO SERTÃO de Esperantina a Campeã 2015, deixando as quadrilhas Junina Tradição da cidade de Esperantina e a Quadrilha Mandacaru de Barras, em 3º e 2º lugar respectivamente, todas com belíssimas apresentações.
 
O Festival Cultural dos Cocais acontece todo ano de 01 a 04 de julho em São João do Arraial com realização da Prefeitura Municipal de São João do Arraial em parceria com a Associação Cultural dos Cocais, e que, este ano teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Piauí, através de emendas parlamentares dos deputados Francisco Limma (PT) e Assis Carvalho (PT).
 
A cidade São João do Arraial ficou pequena para tanta gente no encerrando festival, que foi abrilhantado com o show histórico da banda ENCANTUS e FORRO RELEMBRAR que encerrou a noite fazendo o melhor do forró das antigas. “Foi demais, to emocionada, já to é com saudades, encontro marcado para o próximo ano, não perco por nada”. Diz gritando uma fã da banda, que veio de Brasília conhecer o festival.
 
XI Festival Cultural dos Cocais, teve como tema central, o Bumba-Meu-Boi, que é literalmente uma cultura nordestina quase que esquecida ou extinta na maioria dos municípios brasileiros, sobretudo no nordeste. O tema avivou muitos grupos que de região, que passaram a ensaiar para fazer apresentações no palco do festival, inclusive fazendo o ressurgimento de alguns grupos, como é o caso do o Boi Brilho da Noite da comunidade Chapada Sindá que também se apresentou na noite do encerramento.
 
O tema Bumba-Meu-Boi, também inspirou toda a decoração do festival com vários bois gigantes de até 5 metros que enfeitaram, a entrada e todo o ambiente do festival incluindo a arena das apresentações, contagiado com muito brilho e glamour, deixando a festa em clima de Bumba-Meu-Boi.
 
O prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), recepcionou muitas autoridades estaduais regionais e locais que vieram a cidade para prestigiaram o evento, como Deputado Estadual Francisco Limma (PT), o Ex-deputado federal e ex-secretário estadual de educação Antônio José Medeiros, do prefeito da cidade de Porto Francisco Geronço, vereadores, secretários municipais, liderança políticas e convidados.