25 / 06 / 2015

Dando continuidade ao processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de São João do Arraial, a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu, nos dias 22 e 23 de junho, uma capacitação para os 24 candidatos inscritos no processo seletivo que renovará o conselho. 
 
A capacitação obrigatória dos futuros conselheiros foi ministrada Assistente Social Carmina Miranda, com várias espacializações na área do serviço social, e teve por objetivo apresentar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), noções da Constituição Federal e as atribuições do Conselho Tutelar, esclarecendo detalhes sobre o trabalho que deverão desenvolver.
 
De acordo com o edital todos os conhecimentos adquiridos com a capacitação terão de ser provados em uma prova de conhecimento que será aplicado no próximo domingo 28/06, o local, será a Escola Municipal da Liberdade “Paulo Freire”, a partir da 8h00 horas. 
 
A comissão organizadora do processo informa que será muito rígida com a fiscalização e com o horário sendo que os candidatos terão que chegar ao local da aplicação das provas com uma hora de antecedência, sob pena de ser eliminado, tudo para garantir a lisura do processo.
 
A eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de São João do Arraial acontecerá no dia 4 de outubro. O mandato, que agora é de quatro anos, começará a contar a partir da posse, em 10 janeiro de 2016. 
 
Confira a relação dos candidatos
 
1. Agostinho José de Albuquerque Filho
2. Ana Licia de Oliveira Rodrigues
3. Antonio Francisco Azevedo da Silva
4. Fernanda Lima Silva
5. Francisca Lima Machado 
6. Geraldo de Oliveira Rodrigues
7. Gisalda Pereira de Lima Mouta
8. Irismara da Silva Lima
9. José Iram Sampaio Lima
10. Kivia Kaline Machado Santana Cavalcante
11. Laiane Santana Damasceno 
12. Madalena Rodrigues Cardoso
13. Manoel Hugo de Oliveira Filho 
14. Maria Deisy Meneses da Rocha
15. Maria Licia de Oliveira
16. Marinalda Rodrigues da Silva
17. Maricelia Maria da Silva Soares
18. Raimundo Nonato Barbosa dos Santos 
19. Renato de Castro Oliveira
20. Ravena Araújo Silva
21. Sergio de Sousa Oliveira
22. Tatiana de Oliveira Machado
23. Valquicia Cavaleiro Cosme
24. Zenilde Maria dos Santos
 

19 / 06 / 2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está realizando durante todo o dia desta sexta-feira 19/06, a 7º Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A conferencia está acontecendo na Escola Municipal da Liberdade “Paulo Freire”, de 08 a 17 horas.
 
O objetivo da conferencia o objetivo de discutir, elaborar e promover diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Arraial.
 
O debate terá como base cinco eixos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social e Efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
 
O CMDCA também irá escolher os delegados para conferência estadual, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (CONANDA), avaliar e compartilhar as ações e experiências do poder público municipal nas ações efetivas para crianças e adolescentes no município de São João do Arraial, além de debater a realidade desse público município.
 

15 / 06 / 2015

A organização XI FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, tradicionalmente realizada de 19 a 23 de junho em São João do Arraial, sempre paralelo aos festejos de São João Batista, transferiu o evento para nova data, 01 a 04 de julho. A transferência do evento foi uma exigência da Igreja Catalítica através do conselho pastoral e do Pároco da cidade o Pe. Luís Gomes.
 
A principal alegação da igreja, é a de que os fiéis católicos participam mais dos eventos do festival, do que, dos eventos da igreja, inclusive, muitas vezes esvaziando a igreja em detrimento dos leilões e outros eventos que acontecem após as missas. Outra alegação, é a de que, muitos veem à cidade supostamente para os festejos de São João Batista, e ao chagar, participam apenas do festival, deixando os festejos do santo em segundo plano.
 
A organização do festival se defende, dizendo que o festival atrai gente tanto para o festival cultural, quanto para os festejos de São João Batista. Outra defesa, é a que o Festival Cultural é uma indústria de consumo de bens e serviços, que acontecem exclusivamente em função do festival e que beneficia principalmente os festejos como o empoderamento financeiro da população.
 
Vale ressaltar que a gestão municipal se esforçou muito para manter a tradição do festival cultural no mês de junho, paralelo aos festejos, inclusive adiando essa decisão por vários anos.  Atualmente o Festival Cultural dos Cocais é realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial e pela ASCOCAIS (Associação Cultural dos Cocais).