15 / 02 / 2019

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quinta-feira (14), a chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O local escolhido foi o pátio da SEMEC ao lada da prefeitura municipal. Dezenas de produtores da agricultura familiar compareceram ao local, onde fizeram uma exposição dos produtos que pretendem vender.
 
Várias autoridades municipais prestigiaram o evento, que acontece todo início de ano, desde de 2007, quando ainda era prefeito o atual deputado estadual Francisco Limma (PT), idealizador do projeto municipal que virou referência nacional e transformou-se no projeto base nacional para a criação do que é hoje o PNAE.
 
 Além da secretaria de educação Rosinha Lima e da prefeita Vilma Lima (PT), também prestigiaram o evento os secretários municipais: Miguelzinho Rodrigues da Agricultura, Abdoral Melo da Administração, Jurandir Pontes, presidente da Câmara Municipal, diretores de escolas, professores e lideranças de movimentos sociais e sindicais.
 
Rosinha Lima destaca que os produtos adquiridos por meio da compra direta aos produtores da agricultura familiar, somam valores que se aproxima de meio milhão de reais por ano em São João do Arraial, valores que contribuem significativamente para melhoria das condições de sobrevivência do homem do campo. 
 
 
Banana, Laranja, frango caipira, mesocarpo, carne de bode, azeite de babaçu, biscoitos, bolos, leite e derivados, poupas de frutas, legumes diversos, são apenas uma pequena fração dos itens apresentados pelos produtores e adquiridos pela prefeitura, que serão totalmente consumidos por alunos da rede municipal ensino. Ao final a secretária Rosinha Lima convidou os presentes para uma degustação dos produtos expostos.
 

12 / 02 / 2019

A prefeitura municipal de São João do Arraial por meio da secretaria de agricultura comemoram diversas parcerias com entidades governamentais e órgãos do terceiro setor, como é o caso da SDR/PI, EMATER, BNB, MIQCB, Centro Cocais, EFA Cocais, STTR e outros, sempre para garantir melhores condições de ajuda ao produtor rural de São João do Arraial.
 
O secretário de agricultura do município, Miguelzinho Rodrigues (PT), ou “Parceiro” como gosta de tratar as pessoas e ser chamado, vem destacando a importância das parcerias com esses órgãos. Segundo ele, somente na última semana foram entregues cerca de 50 mil alevinos a dezenas produtores de pescados que também recebem assistência técnica e informações diversas para manutenção de suas produções.
 
Miguelzinho destaca ainda, importantes e parcerias, como, com o BNB e o AMATER, onde a secretaria de agricultura atua diretamente com disponibilização de espaços para funcionamento, elaboração de projetos, propostas e planejamento de ações juntos ao produtor e instituições de credito ao produtor rural. 
 
“Graças a estas importantes parcerias, somente nesta última semana atuamos com sucesso na liberação de 17 propostas junto ao AgroAmigo - Banco do Nordeste, que juntas somam cerca 85 mil reais para apoio a pequenos produtores rurais de São João do Arraial”. Finaliza
 

12 / 02 / 2019

O ano letivo começou hoje (12/02) para cerca de dois mil e duzentos alunos da rede municipal de ensino de São João do Arraial. E como muitos pais dizem: Agora sim, o ano começou de verdade. Quem saiu de casa cedo, já pode perceber aumento do movimento nas principais ruas da cidade e os ônibus escolares circulando.

A secretaria de educação Rosinha Lima afirma que as escolas estão prontas para receber todos os estudantes que procurarem as unidades. "As escolas estão limpas, organizadas, algumas passaram por melhorias estruturais durante as férias e os professores estão preparados para bem receber os alunos". Rosinha acrescenta, que se por ventura, alguma criança ainda não esteja matriculada, pode prontamente procurar a secretaria de educação, que uma vaga será disponibilizada em uma das escolas, comentou.

Para a prefeita Vilma Lima, hoje é um dia festivo nas escolas municipais, dia de chegar rever os amigos, encontrar novos amigos... Enfim, a rede municipal está preparada para receber essas crianças. “Em nome de toda a equipe da secretaria de educação desejamos a todos os alunos e professores um Bom e Produtivo ano letivo.” Finaliza.