06 / 07 / 2015

Terminou na noite do último sábado 04/07, a 11ª edição do Festival Cultural Regional dos Cocais, deixando muita saudade. O festival é considerado o maior de sua história e cresce a cada ano. Ao todo foram 4 noites de muito sucesso, com muitas apresentações culturais regionais, quadrilhas juninas, Bumba-Meu-Boi, danças e shows com várias bandas de renome nacional.
 
A noite foi emocionante com a final do campeonato regional de quadrilhas juninas que sagrou a quadrilha LUAR DO SERTÃO de Esperantina a Campeã 2015, deixando as quadrilhas Junina Tradição da cidade de Esperantina e a Quadrilha Mandacaru de Barras, em 3º e 2º lugar respectivamente, todas com belíssimas apresentações.
 
O Festival Cultural dos Cocais acontece todo ano de 01 a 04 de julho em São João do Arraial com realização da Prefeitura Municipal de São João do Arraial em parceria com a Associação Cultural dos Cocais, e que, este ano teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Piauí, através de emendas parlamentares dos deputados Francisco Limma (PT) e Assis Carvalho (PT).
 
A cidade São João do Arraial ficou pequena para tanta gente no encerrando festival, que foi abrilhantado com o show histórico da banda ENCANTUS e FORRO RELEMBRAR que encerrou a noite fazendo o melhor do forró das antigas. “Foi demais, to emocionada, já to é com saudades, encontro marcado para o próximo ano, não perco por nada”. Diz gritando uma fã da banda, que veio de Brasília conhecer o festival.
 
XI Festival Cultural dos Cocais, teve como tema central, o Bumba-Meu-Boi, que é literalmente uma cultura nordestina quase que esquecida ou extinta na maioria dos municípios brasileiros, sobretudo no nordeste. O tema avivou muitos grupos que de região, que passaram a ensaiar para fazer apresentações no palco do festival, inclusive fazendo o ressurgimento de alguns grupos, como é o caso do o Boi Brilho da Noite da comunidade Chapada Sindá que também se apresentou na noite do encerramento.
 
O tema Bumba-Meu-Boi, também inspirou toda a decoração do festival com vários bois gigantes de até 5 metros que enfeitaram, a entrada e todo o ambiente do festival incluindo a arena das apresentações, contagiado com muito brilho e glamour, deixando a festa em clima de Bumba-Meu-Boi.
 
O prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), recepcionou muitas autoridades estaduais regionais e locais que vieram a cidade para prestigiaram o evento, como Deputado Estadual Francisco Limma (PT), o Ex-deputado federal e ex-secretário estadual de educação Antônio José Medeiros, do prefeito da cidade de Porto Francisco Geronço, vereadores, secretários municipais, liderança políticas e convidados.
 
 

06 / 07 / 2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Arraial, divulgou no início da manhã deste segunda-feira (06/07), a relação dos aprovados na prova de conhecimento do ECA (estatuto da criança e do adolescente). A prova é a segunda de três fases do processo de escolha unificado para escolha conselho tutelar de São João do Arraial.
 
A prova foi aplicada na manhã do último dia 28/06 na Escola Municipal da Liberdade Paulo Freire, com a participação de 22 candidatos aptos. Os conselheiros tutelares que forem eleitos exercerão as atividades em regime de dedicação exclusiva, com jornada de 40 horas semanais, com mandatos de 4 anos, com direito a uma recondução. 
 
A prova é parte terceira fase do processe de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Arraial. 
 
A quarta e última fase do processo, será a eleição direita com todos os aprovados como candidatos sendo votados pela comunidade de São João do Arraial que terá a missão de escolher mediante propostas de cada um. 
 
A eleição acontecerá no dia 4 de outubro/2015, e os locais de votação serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Confira lista com os aprovados:

29 / 06 / 2015

Confira o gabarito da prova de conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizado na manhã deste domingo 28/06, na Escola Municipal da Liberdade “Paulo Freire”. A prova é parte do processe de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Arraial.
 
A prova foi aplicada pela Assistente Social Larissa Vieira, técnica contratada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para assessorar o processo de eleição do Conselho Tutelar que é conduzido por uma comissão formada por 05 (cinco) membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ao todo 24 candidatos estavam aptos a participar, porém, houve 01 (uma) desistência e 01 (um) candidato chegou após o início da aplicação da prova, ficando portanto, impedido de fazê-la. 
 
Confira o Gabarita com as respostas da prova:
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
A A C A A B C A B C D C D C B C C C C -