15 / 07 / 2015

A Secretaria Municipal de Saúde através do Conselho Municipal de Saúde realizará sua VII Conferência Municipal de Saúde, no próximo dia 29/2015 em São João do Arraial. A conferência tem por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social. 
 
A VII Conferência Municipal de Saúde este terá como tema: “SAÚDE PÚBLICA, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS”.  A conferência será realizada no horário de 08 as 17 horas, na Escola Municipal da Liberdade “Paulo Freire”. 
 
Participe, traga sua opinião para fortalecer e colaborar com a saúde da população de São João do Arraial e contribuir para a efetivação do SUS. Assim, estaremos lutando pelo direito de todo cidadão brasileiro: uma saúde cada vez melhor, com equidade, humanidade, acessibilidade e de boa qualidade.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 
 
8h00 - Credenciamento 
8h30 - Abertura
9h00 - Leitura e votação do regimento interno 
9h00 - Palestra com o tema: Controle Social
10h00 - Intervalo 
11h00 - Palestra com o tema: Controle Social
12h00 - Almoço
13h00 - Divisão dos Grupos de Discussão e analise dos eixos temáticos
14h00 - Trabalhos em Grupo
15h30 - Plenária Final 
16h30 - Eleição dos Delegados para a Conferencia Estadual de Saúde
17h00 - Solenidade de Encerramento 
 

08 / 07 / 2015

A Quadrilha Luar do Sertão da cidade de Esperantina, foi a grande campeão do campeonato regional de quadrilhas juninas dos cocais 2015, realizada na noite do último dia 04 de julho em São João do Arraial, durante o encerramento do XI Festival Cultural dos Cocais.
 
O Campeonato Regional de Quadrilhas Juninas, já é realizado há 11 anos durante o Festival Cultural dos Cocais, que se consolida a cada ano, como o maior, mais tradicional e mais representativo festival de quadrilhas da Região dos Cocais e o maior encontro de culturas populares do norte piauiense.
 
A quadrilha apresentou-se no palco do festival com o tema: “A FÉ QUE NOS UNE E A FÉ QUE NO MOVE”, representando a fé do povo brasileiro na Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. As encenações contidas na apresentação, emocionaram a plateia, que respondeu aplaudindo de pé o belíssimo espetáculo apresentado pelo grupo.
 
O Festival Cultural dos Cocais é realizado todo ano de 01 a 04 de julho em São João do Arraial, realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial e pela Associação Cultural da Capital dos Cocais, este ano com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado, através da FUNDAC (Fundação Cultural do Piauí).
 

08 / 07 / 2015

Entre os diversos grupos locais que se apresentaram na arena do XI Festival Cultural dos Cocais, aparecem com maior destaque o Grupo da Melhor Idade de São João do Arraial, coordenado pela Secretario de Assistência Social e a Quadrilha Pinga Fogo da Escola Municipal Rosa Barbosa, ambas com apresentações belíssimas tirando aplausos do público e diversos comentários ao longo do festival.
 
O “Grupo da Melhor Idade” é orientado pelo Professor aposentado Arcelino Castelo Branco, pela Educadora Física Almirene Soares e coordenado pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O grupo trabalha com mais de 80 idosos das zonas urbana e rural do município de São João do Arraial.
 
A quadrilha fez uma apresentação com várias alegorias carregadas de humor circense para contar de forma engraçada um pouco da trajetória do grupo, do seu surgimento, até os dias atuais, com crianças cavalgando em cavalos de carnaúba e finalizando com o consagrado “Forró do Gerardo”, que é uma denominação criando pelo prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), para homenagear um de seus membros falecidos, o poeta e escritor autodidata, Gerardo Alfredo, falecido em 2013.
 
Já a quadrilha Pinga Fogo fez uma belíssima apresentação, com coreografia bem elaborada, passos bem ensaiados e muita disposição dos integrantes de fazer a melhor das apresentações, sem deixar a desejar em nadas para os grandes grupos que se apresentaram no Festival Cultural dos Cocais.
 
O Festival Cultural dos Cocais é realizado todo ano de 01 a 04 de julho em São João do Arraial, realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial e pela Associação Cultural da Capital dos Cocais, este ano com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado, através da FUNDAC (Fundação Cultural do Piauí).