10 / 02 / 2017

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, se reuniu, nessa terça-feira (07), com o diretor de Combate à Pobreza Rural da SDR, Francisco Ribeiro; com o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes; e com o gerente de Políticas para o Meio Rural da Cojuv, Messias Nassau, para firmar parceria entre os dois órgãos estaduais, visando reforçar o trabalho de apoio à juventude rural do Piauí.
 
Uma das bases de incentivo da SDR aos jovens é o projeto Viva o Semiárido, presente nos territórios do Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Serra da Capivara. Outra frente será trabalhada por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere), também desenvolvido pela SDR e que está em fase inicial de execução. O Progere vai contemplar trabalhadores rurais do território dos Carnaubais, Entre Rios e Cocais.
 
De acordo com o secretário da SDR, a ideia é que os dois órgãos estaduais tenham ações conjuntas que fortaleçam, sobretudo, a capacidade empreendedora do jovem e a geração de renda. Francisco Limma enfatizou que esses dois programas têm ações gerais, porém com foco nas comunidades quilombolas, jovens e mulheres. “Todas as instituições ou coordenadorias que trabalham com este público recebem o apoio integrado da SDR. A orientação do governador Wellington Dias é de que as instituições públicas unam forças e trabalhem conjuntamente, como estamos fazendo com a Cojuv, buscando potencializar o apoio para que os jovens tenham condições de maior desenvolvimento”, reforçou o gestor.
 
Segundo Vicente Gomes, a pretensão é levar a todos os territórios do Piauí propostas de desenvolvimento para a juventude do campo e apoio às ações já executadas pela SDR voltadas a este público. “Nós já temos algumas ações voltadas para o jovem do campo, mas podemos alavancar este trabalho com o firmamento desta parceria com a SDR. O intuito desta ação é possibilitar que este jovem possa se desenvolver onde mora, por meio da geração de renda para que ele tenha uma vida próspera sem ter necessidade de migrar”, afirmou o coordenador estadual da Cojuv.
 
Durante a reunião, foi criada uma comissão de estudo composta por membros da SDR e Cojuv responsável pela elaboração de um plano de trabalho contendo metas, linhas de ação e previsão de orçamento necessário. O documento deve ser apresentado em uma semana e as atividades têm início previsto para o mês de março deste ano.
 

10 / 02 / 2017

A prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura de São João do Arraial iniciou na manhã da última terça-feira (24) a distribuição de sementes de milho, feijão, palma forrageira e cajú para centenas de pequenos produtores rurais do município para a safra 2017.
 
O Secretário Municipal de Agricultura Miguel Rodrigues ou Miguelzinho, como é mais conhecido, explica que foram distribuídas sementes a todos os produtores que comparecerem à sede da secretaria munidos da DAP (Documento de Aptidão ao PRONAF) e em segundo caso, com o CPF para o preenchimento prévio de um cadastro do produtor rural.
 
Miguelzinho informa que já foram entregues cerca de 271 kits de sementes para os produtores da Zona Rural e 89 da zona urbana somente nesta terça e que a entrega continua nesta quarta-feira (25) preferencialmente para produtores da zona urbana do município.
 
Ao todo a SDR adquiriu 210 toneladas de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju. A ação irá beneficiar 45 mil famílias de agricultores familiares, em todos os 224 municípios piauienses. Para tanto, foram investidos R$ 5.549.000 pelo Governo do Estado, através da SDR.
 

10 / 02 / 2017

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou na manhã desta quinta-feira (19), no auditório do STTR de Esperantina, uma solenidade para entrega simbólica de Sementes e Mudas, marcando assim o início da distribuição voltada aos pequenos agricultores familiares para a safra 2017 na Região dos Cocais. 
 
A entre as autoridades presentes na solenidade, destacam-se o deputado estadual e atual secretário da SDR Francisco Limma (PT), o Deputado Federal Assis Carvalho (PT), a prefeita Vilma Amorim de Esperantina, a prefeita Vilma Lima de São João do Arraial e o prefeito Genival Bezerra de Joaquim Pires, além de várias lideranças locais e regionais.
 
Também destacam-se, a participarão na solenidade de representações de diversos órgãos governamentais e ONG´s do Território dos Cocais, como: EFA Cocais, Centro Cocais, técnicos do EMATER, secretários de agricultura, sindicatos de trabalhadores Rurais, e diversas mecanismos que contribuem somando esforços para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
 
A entrega das sementes para os municípios repassarem diretamente aos produtores só terão início a partir da próxima segunda-feira (23), diretamente nas secretarias de agricultura e/ou órgãos cadastrados, nos respectivos municípios com a ajuda das entidades parceiras.
 
Ao todo o Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) adquiriu 210 toneladas de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju. A ação irá beneficiar 45 mil famílias de agricultores familiares, em todos os 224 municípios piauienses. Para tanto, foram investidos R$ 5.549.000 pelo Governo do Estado, através da SDR.
 
De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, a sementes serão repassadas para as gerências regionais do Emater, de onde serão distribuídas para os municípios. “O planejamento é de que as entidades de cada município possam cadastrar agricultores familiares que sejam beneficiados por programas sociais do governo federal ou estadual e que possuam o documento de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP)”, explica.