30 / 08 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizou na última sexta-feira 28/08, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de São João do Arraial.
 
O evento teve como tema: “COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE POR DIREITO E SOBERANIA ALIMENTAR”, e teve por objetivos: analisar, definir e deliberar diretrizes para a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; apresentar e aprovar prioridades para a Política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em consonância com a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; ampliar e aprofundar o debate sobre as políticas públicas, os conceitos e a importância da Segurança Alimentar e Nutricional; Eleger delegados que representarão o município na etapa regional da Conferência, entre outros.
 
A abertura da conferência contou com a presença do prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), dos vereadores: Francisco Onofre de Santana, Amilton Onofre de Santana e Miguel da Silva Rodrigues, ex-secretário de assistência social, também estiveram presentes a secretaria municipal de saúde Vilma Lima, a secretária de educação Maria Barros, além dos representantes da APAE Francisco Antônio do Nascimento e do representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR.
 
A conferência contou ainda com a presença de produtores e produtoras rurais familiares e representantes de entidades que trabalham e comercializam produtos agricultura família e gestores municipais de vários setores que formularam propostas para serem levadas e discutidas na 5ª Conferencia Estadual de Segurança Alimentar, que será realizado nos 1 e 2 de setembro de 2015 em Teresina.

10 / 08 / 2015

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará a sua IX Conferência Municipal de Assistência Social no próximo dia 21, de agosto de 2015. A conferência aconteceu na Escola Municipal da Liberdade “Paulo Freire” no Bairro da Liberdade.
 
A Conferência Municipal de Assistência Social terá como objetivo geral avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios como também eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social. 
 
Os trabalhos da Conferência Municipal terão como base a avaliação do SUAS, através de reflexões e debates nas cincos dimensões do tema central " Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026". As cinco dimensões são: 
 
DIMENSÃO 1 - Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; 
 
DIMENSÃO 2 - Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS; 
 
DIMENSÃO 3 - Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, Universal, Republicano e Federativo; 
 
DIMENSÃO 4 - Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo; 
 
DIMENSÃO 5 - Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo. 
 
Confira a Programação
 
07:00 - Credenciamento
08:00 - Formação da mesa (declara a aberta a conferencia)
08:10 - Hino Municipal
08:15 - Falas Oficiais
08:40 - Leitura e aprovação do regimento interno
08:50 - Apresentação Cultural
09:00 - Palestra Magna
12:00 - intervalo para o almoço
13:30 - Formação dos grupos de trabalho
14:30 - Plenária e apresentação das propostas
16:00 - Escolha dos Delegados
17:00 - Encerramento com entrega de certificado

31 / 07 / 2015

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Arraial, realizou na durante todo do dia desta quarta-feira 29/07, na Escola Municipal da Liberdade Paulo Freire, a sua VII Conferência de Saúde. Durante a conferencia os participantes puderam avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social.
 
A conferência foi bastante prestigiada por visitantes ilustres, recepcionados pelo prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), e pela secretária municipal de Saúde Vilma Lima, como: Dr. Miguel Ramos Rodrigues, pai do prefeito, primeiro fisioterapeuta do Piauí, e um dos grandes teólogos dos SUS no Estado, juntamente com José Teófilo, presidente do Conselho Estadual de Saúde, o Secretário Municipal de Saúde de Esperantina Albano Amorim, senhora Margarete representando a Ouvidoria do SUS/Piauí, Iolí Piauilino do setor de humanização/SESAPI, Francisca Miriane e Luciana Sena,  representando a Coordenação e Atenção Básica/SESAPI.
 
Também prestigiaram a conferencia os secretários municipais de Educação, Maria Barros, de Assistência Social e Cidadania, Joelson Oliveira, de Administração, Francisco José Cardoso, de Agricultura, Zélia Oliveira e Infraestrutura, Ivando Damasceno, além dos vereadores, Elisangela Barroso (PT) e Francisco Walfran (PP).
 
A Secretária Municipal de Saúde Vilma, comemora explicando, que a conferência foi uma das mais participativas e representativas já realizadas, com muitos participantes credenciados, autoridades e delegados representantes das associações e comunidades presentes.