10 / 09 / 2018

A prefeita Vilma de Lima (PT) recebeu a visita de representantes do DER/PI e da Construtora RM Estrutura e Pavimentação, na manhã da última segunda-feira (04) em de São João do Arraial. Os visitantes vieram fazer um reconhecimento do local onde instalarão o canteiro de obras e o a extensão do trecho onde será realizado o asfaltamento na PI 117.

A obra contemplará a ligação entre as cidades de São João do Arraial a Matias Olímpio, seguindo até a comunidade Barrinha, na divisa com o Estado do Maranhão. Antedimentos com Governador Flavio Dino (PC do B) do Maranhão, farão com que o trecho restante Repartição/Brejo-MA de 12km também será asfaltados.

A prefeita esteve acompanhada do vice-prefeito Francisco Onofre, do ex-prefeito João Zilton e do secretário de infraestrutura Hélio Santana mostrando aos representantes da empresa todo o trajeto que será asfaltado iniciando em São João do Arraial até o seu final, na divisa com o Estado Maranhão

Como sugestão a prefeita mostrou um terreno localidade no povoado Passagem do Leite, distante cerca de 4km da sede municipal. O local fica localizado próximo a ponte do Riacho Grande, possui um amplo espaço para estacionamento das maquinas, energia e água para um alojamento para trabalhadores.

Muitos populares esperaram a prefeita e os responsáveis pala execução da obra na câmara municipal para ouvir qual seria a dinâmica da obra, quando iniciaria. Os presentes ouviram do engenheiro da empresa que que durante a conversa que toda a mão obra especializada será trazida fora, porem boa parte será contratada de São João do Arraial, gerando emprego e renda.

 

31 / 07 / 2018

A prefeita Vilma Lima (PT) acompanhada do deputado estadual Francisco Limma (PT) e do deputado Federal Assis Carvalho (PT) juntamente com diversas lideranças políticas e comunitárias na tarde da última sexta (06/07) inauguraram uma ponte no riacho conhecido como Riacho Grande que divide os municípios de São João do Arraial e Matias Olímpio.

A ponte de madeira em questão, desabou há cerca de quatro anos, e desde então, vem dificultando o acesso da população, principalmente com veículos, que impede diversos serviços existentes somente na sede dos municípios, como saúde e educação. A obra foi realizada através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de São João do Arraial e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural.

A obra vai beneficiar diretamente as comunidades Laranjeiras, Picados dos Porcos, Marruazinho e Barro Vermelho do lado de São João do Arraial e Caiçara e Mata Fresca do lado de Matias Olímpio. A ponte foi batizada com o nome de Ponte João Messias Alves de Oliveira.

14 / 05 / 2018

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial aproveitou recentemente a realização da solenidade de lançamento do 14º FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS na noite do último sábado (05) para dar posse aos membros do Conselho Municipal de Cultura (CONMCULTURA) de São João do Arraial.

As leis que criaram o Conselho, o Fundo e o Sistema Municipal de Cultural foram sancionados recentemente pela prefeita Vilma Lima (PT) e cria uma serie organizações que institucionalizam e democratiza a cultural em São João do Arraial. As ações de implementação do sistema municipal de cultura vende sendo coordenador pessoalmente pela secretaria da educação Rosinha Lima e pelo Presidente da ASCOCAIS, Joelson Oliveira.

O conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e também é o gestor do Fundo Municipal de Cultura (FUNMCULTURA), que após a superação das barreiras da burocracia, passará a receber anualmente dinheiro do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para cultura no município.

O conselho será o principal assessor da prefeitura e da SEMEC, no âmbito da suas competências, bem como contribuir para a execução das políticas públicas do município, articuladas aos sistemas: nacional e estadual e municipal de cultura.

Joelson Oliveira, presidente da ASCOCAIS membro do conselho, explica que o CONMCULTURA é uma importante ferramenta de democratização da cultura, uma vez que permite a grupos interessados, apresentarem anualmente projetos que visem o desenvolvimento, empoderamento, preservação e resgate das culturas, onde serão analisados e possível terem financiamento para suas atividades.

Oliveira explica ainda, que os recursos para lastrear o fundo podem sair ainda da isenção de impostos de empresas e deduções do impostos até mesmo de pessoas físicas através das Leis de Incentivo à Cultura. “Existe um leque de boas possibilidades para se obter recursos para o FUNMCULTURA, mas até que isso ocorra, temos um caminho a ser percorrido. Finaliza.

Confira a lista com os nomes e instituições representadas no CONMCULTURA

Departamento Municipal De Cultura
Erinaldo Carvalho Silva
Cleidiane Alves da Silva

Secretaria Municipal De Educação E Cultura – SEMEC
Genilson José Coutinho Rocha
Francineuma Magna

Secretaria Municipal De Administração e Finanças
Francisco José Cardoso da Rocha
Alisson Lima Machado

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Carlos José da Silva Sousa
Alisson Bruno Freitas Rodrigues do Nascimento

ASCOCAIS/Ponto de Cultural “Arte em Toda Parte”
Joelson Rodrigues de Oliveira
Wildmaik Araújo Pereira

Representação Centro de Organização Comunitária e Apoio a Inclusão Social
Mauro Rodrigues da Silva
Rosa Maria de Melo Lima

Comunidade Kolping de São João do Arraial
José Iran Sampaio Lima
João Batista Agostinho Barbosa

Coral da Igreja Católica
Maria Deisy Meneses da Rocha
Lourrane pereira Vaz