14 / 05 / 2018

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial aproveitou recentemente a realização da solenidade de lançamento do 14º FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS na noite do último sábado (05) para dar posse aos membros do Conselho Municipal de Cultura (CONMCULTURA) de São João do Arraial.

As leis que criaram o Conselho, o Fundo e o Sistema Municipal de Cultural foram sancionados recentemente pela prefeita Vilma Lima (PT) e cria uma serie organizações que institucionalizam e democratiza a cultural em São João do Arraial. As ações de implementação do sistema municipal de cultura vende sendo coordenador pessoalmente pela secretaria da educação Rosinha Lima e pelo Presidente da ASCOCAIS, Joelson Oliveira.

O conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e também é o gestor do Fundo Municipal de Cultura (FUNMCULTURA), que após a superação das barreiras da burocracia, passará a receber anualmente dinheiro do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para cultura no município.

O conselho será o principal assessor da prefeitura e da SEMEC, no âmbito da suas competências, bem como contribuir para a execução das políticas públicas do município, articuladas aos sistemas: nacional e estadual e municipal de cultura.

Joelson Oliveira, presidente da ASCOCAIS membro do conselho, explica que o CONMCULTURA é uma importante ferramenta de democratização da cultura, uma vez que permite a grupos interessados, apresentarem anualmente projetos que visem o desenvolvimento, empoderamento, preservação e resgate das culturas, onde serão analisados e possível terem financiamento para suas atividades.

Oliveira explica ainda, que os recursos para lastrear o fundo podem sair ainda da isenção de impostos de empresas e deduções do impostos até mesmo de pessoas físicas através das Leis de Incentivo à Cultura. “Existe um leque de boas possibilidades para se obter recursos para o FUNMCULTURA, mas até que isso ocorra, temos um caminho a ser percorrido. Finaliza.

Confira a lista com os nomes e instituições representadas no CONMCULTURA

Departamento Municipal De Cultura
Erinaldo Carvalho Silva
Cleidiane Alves da Silva

Secretaria Municipal De Educação E Cultura – SEMEC
Genilson José Coutinho Rocha
Francineuma Magna

Secretaria Municipal De Administração e Finanças
Francisco José Cardoso da Rocha
Alisson Lima Machado

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Carlos José da Silva Sousa
Alisson Bruno Freitas Rodrigues do Nascimento

ASCOCAIS/Ponto de Cultural “Arte em Toda Parte”
Joelson Rodrigues de Oliveira
Wildmaik Araújo Pereira

Representação Centro de Organização Comunitária e Apoio a Inclusão Social
Mauro Rodrigues da Silva
Rosa Maria de Melo Lima

Comunidade Kolping de São João do Arraial
José Iran Sampaio Lima
João Batista Agostinho Barbosa

Coral da Igreja Católica
Maria Deisy Meneses da Rocha
Lourrane pereira Vaz

 

 

14 / 05 / 2018

Uma série de comemorações realizadas pela Prefeitura Municipal no último sábado (12) marcaram a passagem do Dia das Mães em São João do Arraial. As comemorações foram realizados durante todo o dia nas principais escolas polos da zona rural e a noite teve o encerramento na quadra do Espaço Cultural e Esportivo com várias apresentações culturais dedicados especialmente as mães e distribuição de muitos presentes.

Várias autoridades municipais compareceram ao encerramento das comemorações, entre elas destacam-se a prefeita municipal Vilma Lima (PT), os secretários municipais: Rosinha Lima; da educação, Miguelzinho Rodrigues; da Agricultura, Abdoral Melo; da Administração e Alcioneide Lopes, da Saúde, também marcaram presença os vereadores: Júnior Amorim, Paulo Soares e Socorro Barbosa, além de coordenadores de educação, diretores e professores.

Centenas de mães marcaram presença ao evento, grande parte delas acompanhadas por seus filhos e filhas, algumas mães chegaram a homenagens emocionantes, tais como declarações de amor e gratidão e outras até arriscaram declamar poesias carinhosamente pensado para suas mães.

 

10 / 05 / 2018

A prefeitura Municipal de São João do Arraial realizou na noite do último sábado (05) o lançamento do 14ª FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS. O festival se consolidou ao longo dos últimos 13 anos como o maior evento de cultural do norte piauiense, com centenas de apresentações importantes, promovendo, resgatando e valorizando a cultura de raiz, algumas delas consideradas quase extintas.

A principal inovação para 14º Festival Cultural dos Cocais é que terá uma programação menos extensa e mais intensa, ou seja, mantendo todas as tradições dos festivais anteriores, apresentações culturais, shows musicais, concursos, comidas típicas, apresentações de expressões culturais diversas, etc.

Este ano festival será realizado de 06 a 08 de julho, e tem como tema principal: “De versos e prosas cheios de dengo, São João do Arraial faz viver o Mamulego”. Trazendo um resgate não apenas de um dos gêneros teatrais mais conhecidos no nordeste, mas, também, das peculiaridades do povo nordestino – berço mamulengueiro.

O festival também fará uma homenagem ao Piauiense Chagas Vale, um dos maiores difusores do gênero teatral no Piauí, e até no mundo. Chagas Vale, é principal organizador do “Festival Internacional de Bonecos”, já tendo inclusive participado de festivais, no México, Peru e principais países da América Latina. Chagas Vale, é natural de Luzilândia.

Pele primeira vez e, de forma inédita em festivais, o 14º FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, terá em sua programação uma reunião do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA, com todos os seus membros que sentarão em São João do Arraial para discutir políticas culturais para todo o Piauí e também para São João do Arraial.