03 / 07 / 2019

A poucas horas da chegada do XV Festival Cultural dos Cocais, a organização acelera para acertar os últimos detalhes da maior festa da Região dos Cocais. A expectativa dos organizadores é de receber cerca de 60 mil visitantes nas quatro noites do festival.
 
Logo na chegada os visitantes são recepcionados com uma réplica realística gigante em madeira de um rádio dos anos 80, símbolo e tema do XV Festival Cultural dos Cocais, “Nas Ondas do Rádio: Quem Fez História, Tem Historias pra Contar”. O Tema faz uma homenagem ao rádio enquanto meio de comunicação de massas e seus profissionais, que já trabalharam ou ainda atuam no radiojornalismo, produzindo todo o encanto que a mídia nos proporciona.
 
Ainda, no ambiente do festival, os visitantes poderão conhecer um estúdio de época completo e um “Museu do Rádio”, com dezenas de rádios antigos que estarão sendo expostos aos visitantes que chegam.
 
A programação de shows são um espetáculo à parte.  JM Puxado e Conde do Forró fazem a abertura do festival (04/07), seguidos pelo Pistoleiro do Amor José Orlando, sucesso do rádio na década de 90 e os Sertanejos Waldo e Felipe na segunda noite (05/07). A terceira noite (06/07) tem forró das antigas com Lene Alves e o Sertanejo Universitário de João Veloso. O fechamento do festival (07/07) com chave de ouro fica por conta da icônica Banda Magnificos e a banda Moleke Doido.
 
As boas vindas se completam com uma mega estrutura especialmente para receber os visitantes, com 10 barracas prontas para servir bebidas variadas, comidas típicas para os mais variados paladares e um restaurante com comidas e bebidas variadas para agradar os paladares mais exigentes.
 

27 / 06 / 2019

Diversos profissionais do radiojornalismo do Estado serão homenageados no próximo dia 06/07 em São João do Arraial durante o XV FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS. A homenagem se deve ao tema escolhido pela organização do festival: “Nas ondas do rádio, quem faz história tem história pra contar”. 
 
Ao longo dos últimos 15 anos o Festival Cultural dos Cocais tem atuado como importante instrumento de revitalização, resgate e valorização de culturas, costumes e tradições atualmente adormecidos. A estratégia de sucesso usada tem sido a escolha de um tema novo a cada ano. Sanfoneiros, tambozeiras, forrozeiros, vaqueiros... a lista de homenagens é longa...
 
Para este ano, a ideia dos organizadores foi dá publicidade e reconhecimento aos profissionais que já trabalharam ou ainda atuam no radiojornalismo, produzindo todo o encanto que a mídia nos proporciona. A homenagem também se estende ao rádio enquanto meio de comunicação de massas mais antigo conhecido e ainda presente, principalmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros. 
 
Pensando nisso, a organização do festival nomeou uma equipe, coordenada pelo radialista Erinaldo Carvalho, que está percorrendo diversas regiões do Piauí divulgando o festival, identificando e convidando alguns dos principais radialistas para marcarem presença no evento, onde serão homenageados no próximo o dia 06 de julho.
 
Além dos convites presenciais, a equipe disponibilizou um LINK para inscrições On Line de todos interessados em participar da homenagem aos radialistas. Faça sua inscrição clicando AQUI:
 
“Mesmo após séculos e muito avanço na tecnologia, o rádio ainda é o meio de comunicação mais ouvido e muito acessado na nossa sociedade. E, do outro lado do estúdio, existe o locutor ou radialista responsável por interagir com o ouvinte e transmitir a informação”, ressalta a prefeita Vilma Lima.
 
O XV FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS será realizado de 04 a 07/0/ pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial em parceria com o Governo do Estado do Piauí.
 

26 / 06 / 2019

Vaqueiros de todos os cantos da Região dos Cocais foram convidados a marcar presença em São João do Arraial no próximo dia 07/07, para participar da tradicional “Benção e Passeata do Vaqueiro”. O evento atrai anualmente dezenas de vaqueiros e apaixonados pela profissão, de todos os municípios da região.
 
O evento é parte da programação do XV FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, que será realizado de 04 a 07/07 em São João do Arraial. O trajeto é acompanhado com músicas, toadas e aboios que se juntam, formando um coro de vozes que chama atenção por onde passa.
 
Diferente dos anos anteriores, este ano a programação muda um pouco, iniciando as 09h00 com uma cavalgada pela Av. Vicente Augusto, retornando a Praça de São João do Arraial às 11h00 horas para a Benção do Vaqueiro e às 11h30 seguindo para o Recanto Rancho Verde, para uma confraternização e um churrasco oferecido pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial.
 
Fica nossa homenagem a esse personagem tão representativo do Brasil, e principalmente do Nordeste. Como diz o enredo cantado por muitos peões: “vou pedir licença para contar essas histórias!” Comenta a prefeita Vilma Lima (PT).