13 / 09 / 2019 - 21h13
Vilma Lima tem reunião com presidente da Câmara de Comércio do MERCOSUL em São João do Arraial
A pequena cidade de São João do Arraial, localizada 213km ao norte da capital Teresina, continua a chamar atenção do mundo ao atrair olhares internacionais. Nesta quinta-feira (12) a cidade foi sede de uma reunião do presidente da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas, o argentino Miguel Lujan Palleta. 
 
O grupo veio conhecer as potencialidades do Território dos Cocais e discutir com as autoridades locais e estaduais propostas de cooperação com vistas a alavancar o comércio exterior do Piauí e facilitar os processos de importação/exportação com vistas a atrair investidores de outros países.
 
A prefeita Vilma Lima revela que a visita do presidente Miguel Lujan Paleta tem viés econômico com vistas a futuras parcerias e cooperações com investidores internacionais interessados na importação e exportação de matérias-primas como o coco babaçu e o jaborandi na Região dos Cocais.
 
Em uma de suas falas o representante do Mercosul, revela que o Estado do Piauí, é um estado que tem de tudo, inclusive muita matéria-prima, que o mercado mundial está necessitando. “Vamos nos organizar em um trabalho conjunto”, adiantou Miguel Palleta.
 
A prefeita Vilma Lima, ressalta que a cidade de São João do Arraial sempre atraiu atenção e olhares internacionais, primeiro do povo Francês e Alemão que vieram a nossa cidade em sucessivas missões, seguidas pelo Japão, que já enviou um doutorando da Universidade de Osaka para pesquisar nossa moeda local, a “Moeda Cocal” e mais recentemente um doutor em economia da Universidade de Tóquio que veio pesquisar e fazer comparativos com as moedas eletrônicas existentes no mundo.
 
A reunião aconteceu durante o II Encontro de Folheiros e Folheiras do Território dos Cocais, e foi prestigiado por várias autoridades do governo estadual, incluindo o deputado estadual Francisco Limma (PT) Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Herbert Buenos Aires, Secretário de Estado da Agricultura Familiar, o prefeito Dó Bacelar do Município de Porto, representantes do SEBRAE Piauí e PROGERE.
 
Também esteve prestigiando o evento uma comitiva da cidade de Brejo, no vizinho Estado do Maranhão, liderados pela vereadora Olivia Caldas, com o objetivo de conhecer experiências positivas do nosso município na área de geração de renda e desenvolvimento social.
 
A prefeita finaliza agradecendo. “Quero aqui agradecer a vinda da comitiva da câmara de comércio e indústria do Mercosul, através do prefeito Dó Bacelar, presidente do CITICOCAIS, a nossa região é rica, temos muitos recursos naturais, mas precisamos de investimentos da iniciativa privada, temos aqui o babaçu, o jaborandí, a carnaúba e vários outros produtos que são oferecidos pela natureza em grande quantidade que podem ser trabalhado e gerar mais emprego e renda para nossa população”