23 / 07 / 2019 - 12h07
Território dos Cocais abre as portas para investimentos do Mercosul
A prefeita Vilma Lima (PT), e o prefeito Dó Bacelar do município de Porto, participando a pouco, de uma reunião no Palácio de Karnak com o Governador Wellington Dias, com a participação de diversos secretários de estado, com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Mercosul e Américas, o argentino “Miguel Lujan Palleta”.
 
Em pauta a instalação de uma indústria na Região dos Cocais para extração e aproveitamento integral da cera de carnaúba com perspectiva de geração de cerca de 700 empregos diretos. A previsão é que a indústria se instale na região onde há maior incidência de palmeiras de carnaúba, próximo a cidade de Porto.
 
A intermediação com o Mercosul está sendo realizada pelo prefeito de Porto e presidente do CITCOCAIS, Dó Bacelar. Com a instalação de novas empresas na região, estima-se que cerca de 700 empregos diretos sejam criados, estimulando a economia em todo o território. 
 
Nesta segunda, o presidente e a vice-presidente do CITCOCAIS – prefeita Vilma Lima de São João do Arraial – acompanhados do Presidente da Câmara de Comércio do Mercosul, Miguel Paletta, participaram de audiência com o Governador Wellington Dias, a vice-governadora Regina Sousa e secretários estaduais onde debateram as possibilidades de investimentos no Piauí através de uma proposta de cooperação para alavancar o comércio exterior do Piauí, facilitando os processos de importação/exportação e atraindo empresas e indústrias de outros países.
 
Os novos investimentos exigem avanços em serviços específicos como estradas, energia elétrica e telecomunicação (internet). O Governador acionou as respectivas secretarias para a adoção de providências. Dias também ressaltou o potencial que o Piauí possui, tanto a serem explorados nas áreas de produção, comércio e outros serviços, quanto em avanços já realizados em políticas públicas para captação de investimentos como é o caso dos incentivos fiscais e o Piauí Conectado, que possibilita internet de fibra ótica e já alcança 96 municípios.
 
De acordo com Miguel Paletta, após um levantamento feito pela câmara do Mercosul, o Piauí apresenta perspectivas positivas de investimento. “Gostei muito da conversa com o Governador e há de ser um trabalho em conjunto”, disse o presidente após a audiência.
 
“O Citcocais tem contribuído de forma muito consistente na nossa região pois temos como apresentar as potencialidades e as riquezas dos 14 municípios que compõem o consórcio, sendo a colunam mestra na busca dos investimentos para a região”, disse o presidente do consórcio, Dó Bacelar. 
 
Participaram da audiência os secretários de Estado do Planejamento, Antonio Neto; Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Igor Néri; prefeitos de Porto, Dó Bacelar; São João do Piauí, Gil Carlos; São João do Arraial, Vilma Limma; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Água Branca, Jonas Moura; Neusa Machado, que vai dirigir o comitê do Mercosul no Piauí. 
 
O que é o MERCOSUL
 
Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.