26 / 03 / 2019 - 15h00
190mm de chuvas deixa de rastro de destruição e prejuízos em São João do Arraial
Pluviômetros instalados na secretaria municipal de agricultura da cidade de São João do Arraial marcaram 190mm de precipitação durante a noite de da última quarta-feira (20). Significa dizer, que caíram 190 litros de água da chuva em cada metro quadrado de chão. A média anual de precipitações para a Região dos Cocais é de carca de 1100mm.
 
Prefeita Vilma Lima ordenou a criação de uma força tarefa coordenada pelo Secretário de Agricultura Miguelzinho Rodrigues, para fazer um levantamento do prejuízos consequentes do temporal que atingiu a região. O secretário relata que, felizmente não houve vítimas humanas fatais e que, os dados até o momento relatam apenas o rompimentos de cerca de 17 açudes e barragens públicos e privados na zona rural do município.
 
Preocupada, a prefeita tirou um dia campo para acompanhar pessoalmente o trabalhos dos técnicos da secretaria de agricultura e do EMATER. A prefeita percorreu todas as regiões atingidas, conversou com as pessoas, se comprometeu buscar ajudar sobretudo as pessoas que tiveram maiores prejuízos estruturais com seus açudes e/ou barragens.
 
Além dos açudes e barragens que estouraram, vários quilômetros de estradas vicinais também foram seriamente danificados em decorrências das enxurradas. Alguns trechos encontram-se intrafegáveis, esburacadas ou com poças d´água, fator que dificulta bastante o trafego de veículos. A prefeita estuda decretar estado de emergência nos próximos dias.
 
Até o momento foram contabilizados 17 açudes e/ou barragens rompidos, deixando um rastro de grandes prejuízo aos produtores de peixes, alguns com perdas de produtos e estruturas que somam mais de 100 mil reais. Os produtores literalmente viram seus esforços de anos, descendo por água abaixo. A maior parte dos pescados seriam comercializados durante o período da Pascoa e Semana Santa. Felizmente não houve vítimas humanas fatais.
 
Confira algumas imagens: