15 / 02 / 2019 - 10h22
SEMEC realizada chamada pública para comprar da agricultura familiar em São João do Arraial
A Prefeitura Municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quinta-feira (14), a chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O local escolhido foi o pátio da SEMEC ao lada da prefeitura municipal. Dezenas de produtores da agricultura familiar compareceram ao local, onde fizeram uma exposição dos produtos que pretendem vender.

Várias autoridades municipais prestigiaram o evento, que acontece todo início de ano, desde de 2007, quando ainda era prefeito o atual deputado estadual Francisco Limma (PT), idealizador do projeto municipal que virou referência nacional e transformou-se no projeto base nacional para a criação do que é hoje o PNAE.

Além da secretaria de educação Rosinha Lima e da prefeita Vilma Lima (PT), também prestigiaram o evento os secretários municipais: Miguelzinho Rodrigues da Agricultura, Abdoral Melo da Administração, Jurandir Pontes, presidente da Câmara Municipal, diretores de escolas, professores e lideranças de movimentos sociais e sindicais.

Rosinha Lima destaca que os produtos adquiridos por meio da compra direta aos produtores da agricultura familiar, somam valores que se aproxima de meio milhão de reais por ano em São João do Arraial, valores que contribuem significativamente para melhoria das condições de sobrevivência do homem do campo.

Banana, Laranja, frango caipira, mesocarpo, carne de bode, azeite de babaçu, biscoitos, bolos, leite e derivados, poupas de frutas, legumes diversos, são apenas uma pequena fração dos itens apresentados pelos produtores e adquiridos pela prefeitura, que serão totalmente consumidos por alunos da rede municipal ensino. Ao final a secretária Rosinha Lima convidou os presentes para uma degustação dos produtos expostos.