27 / 11 / 2018 - 13h33
TV Clube exibe matéria sobre bancos comunitários em São João do Arraial

A TV Clube, afilia da Rede Globo no Piauí gravou matéria sobre os 20 anos dos banco comunitários no Brasil e seus efeitos práticos junto as comunidades onde atuam. O Banco dos Cocais, agora com 11 anos, é o primeiro do Piauí que se referência usada na criação vários outros bancos em diversas cidades do Piauí.

A matéria foi gravada no dia 10/11 em São João do Arraial e exibida no Piauí TV na noite desta segunda 26. Segundo o reporta Alan Garcia, a matéria estará indo ao ar nos próximos dias como parte de uma matéria maior que trata dos 20 anos dos bancos comunitários no Brasil.

Alan Garcia entrevistou o atual coordenador do Banco dos Cocais Mauro Rodrigues, que falou um pouco a trajetória do banco e seus principais desafios que seguem. Mauro explica que os bancos comunitários como um todo, pregam alternativas melhores de organização do dinheiro fora do sistema oficial, atuando em no fomento aos pequenos empreendimentos locais.

A prefeita Vilma Lima (PT) destaca a forte parceria que a prefeitura mantém com o banco, sob tudo nos pagamentos semanais de serviços e no recolhimentos de taxas e imposto municipais. A prefeita lembra ainda, que a prefeitura aprovou e pôs em prática uma lei que que destinava o pagamento de parte do salários dos servidores e cocais, ação pensada pelo prefeito da época, o hoje deputado estadual Francisco Limma (PT) para o fortalecimento do banco em seus primeiro momentos de funcionamento.

A reportagem também percorreu comércios, feiras e alguns empreendimentos formados a partir de empréstimos contraído no Banco dos Cocais, como é o caso do senhor Adail Marques, que fabrica e vende produtos de limpeza para a comunidade e para alguns órgãos do governo municipal, garantindo uma renda extra para o sustento da família.